Dia do Alfaiate
“O Dia do Alfaiate é comemorado anualmente em 06 de setembro para homenagear esse profissional que contribui no mundo da moda realizando trabalhos específicos, como acabamentos, recortes, bordados e muitos outros serviços que ajudam a elevar o nível da qualidade em artigos vestuários.
Os alfaiates, também conhecidos como costureiras, são fundamentais no trabalho de artesanato de vestuário desde a época dos faraós, onde tinham alto grau de respeito por seus serviços.
O Dia do Alfaiate foi escolhido para homenagear estes profissionais pela sua dedicação e contribuição para o fornecimento de roupas e acessórios bem feitos, já que graças a eles é possível manter um nível alto de qualidade no trabalho artístico da moda.”
Texto Reproduzido do site Próximo Feriado
https://www.proximoferiado.net/dias/dia-do-alfaiate
Dia do Profissional de Inteligência
“O Dia do Profissional de Inteligência é comemorado em 6 de setembro, data em que, em 1946, foi criado o Serviço Federal de Informações e Contrainformações (SFICI) pelo presidente Eurico Gaspar Dutra.
O dia celebra o trabalho estratégico feito para o país por homens e mulheres que, com o conhecimento que produzem, permitem ao Brasil se projetar na vanguarda mundial.
A ABIN tem a certeza de que a Inteligência brasileira é e continuará sendo um diferencial estratégico para o país por conta do trabalho dos seus profissionais. “
Texto Reproduzido do site do Governo do Brasil
https://www.gov.br/abin/pt-br/assuntos/noticias/6-de-setembro-dia-do-profissional-de-inteligencia
Dia do Sexo
“Seu objetivo é celebrar o prazer, o conforto, o amor, a intimidade e a beleza do sexo sem restrições ou julgamentos.
O Dia do Sexo também tem o propósito de discutir o sexo de uma maneira saudável e responsável.
Esse dia também é uma oportunidade de explorar e reduzir o estigma que envolve o assunto e torná-lo um tópico comum articular, especialmente na sociedade atual.
Ao celebrar o Dia do Sexo, as pessoas podem demonstrar amor, respeito e paixão por si mesmas e por seus parceiros, e usar a ocasião para obter informações educativas e compartilhar seus sentimentos com aqueles que você ama.”
Texto Reproduzido do site Próximo Feriado
https://www.proximoferiado.net/dias/dia-do-sexo
Dia Internacional da Ação pela Igualdade da Mulher
“O dia tem como objetivo lembrar e conscientizar sobre a importância da igualdade da mulher na sociedade, tendo em vista o cenário de desigualdades nas relações entre homens e mulheres, seja no ambiente familiar, no trabalho, ou nos mais diversos setores das sociedades.”
Texto Reproduzido do Site da Defensoria Pública do Paraná
https://www.defensoriapublica.pr.def.br/Noticia/Dia-Internacional-de-Acao-pela-Igualdade-Feminina
Dia Internacional do Cabeleireiro
“A Lei n.º12.592, criada no dia 19 de janeiro de 2012, é a responsável por regulamentar o setor de beleza. Ela não só pertence aos cabeleireiros, como também esteticistas, barbeiros, pedicures, manicures, depiladores e maquiadores. Por causa desse marco, essa data é conhecida oficialmente como o Dia do Cabeleireiro no Brasil.
Contudo, existem outras datas que também se associam à profissão, como 6 de setembro e 3 de novembro. O primeiro é comemorado pelas federações da classe. Já o segundo tem um fator mais histórico: esse é o dia de São Martinho de Porres, um padroeiro dos cabeleireiros e barbeiros. Quando estava vivo, ele foi um barbeiro e cirurgião. Morreu no dia 3 de novembro de 1639, por isso, a data virou um marco para os profissionais da área.
A prática de cuidar dos cabelos não é nada recente. Ela remete a tempos pré-históricos. Desde essa época, o ser humano já tinha o hábito de usar pentes e navalhas feitas de pedras.
No Antigo Egito, o que era apenas uma prática se tornou uma profissão. Técnicas como tinturas em henna, o uso de perucas e até xampus e condicionadores foram introduzidas nessa época. Claro que tudo feito com materiais disponíveis no período como plantas e gorduras de animais.
Foi na Grécia Antiga que surgiram os primeiros salões comerciais. Eles eram chamados de Koureia e Kosmetes. Eram os escravos que trabalhavam no local e atendiam conforme o sexo. Isto é, homens só cuidavam de cabelos de homens e mulheres, de mulheres. Veja mais algumas curiosidades:
– no Brasil, a profissão chegou com os portugueses, pelos padres jesuítas;
– após se estabelecerem por aqui, os escravos passaram a cuidar dos cabelos dos outros;
– no século XIX, os cabeleireiros trabalhavam na casa das pessoas, e ainda não existiam salões específicos para isso;
– muitos dos instrumentos que os cabeleireiros usam vieram do Antigo Egito;
– até a Primeira Guerra (1914–1917), apenas homens trabalhavam como cabeleireiros, e foi apenas na década 1920 que a profissão começou a ser associada às mulheres.”
Texto Reproduzido do site IAP Cosméticos
https://blog.iapcosmeticos.com.br/dia-internacional-do-cabeleireiro/