Dia Interamericano de Qualidade do Ar
“O objetivo da data é “de conscientizar a população sobre a questão da contaminação atmosférica e seus efeitos na saúde pública.
A data foi criada pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS) e está sendo comemorada oficialmente, em solenidades simultâneas, em 32 países da América Latina e Caribe.”
Texto Reproduzido do site do Governo de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/eventos/meio-ambiente-dia-interamericano-de-qualidade-do-ar-e-lancado-em-sao-paulo/
Dia Internacional da Equoterapia
“Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo como agente promotor de benefícios em nível físico e psíquico.
A Lei nº 12.067/2009 instituiu a data comemorativa com o objetivo de difundir essa importante modalidade terapêutica.
A partir de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, busca-se o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.”
Texto Reproduzido do site da Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/09-8-dia-nacional-da-equoterapia-2/
Dia Internacional do Coworking
“Coworking, cotrabalho, trabalho colaborativo ou trabalho cooperativo, é um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que não trabalham necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação, podendo inclusive reunir entre os seus usuários os profissionais liberais, empreendedores e usuários independentes.”
Texto Reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Coworking
Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo
“Os Povos Indígenas vivem em todas as regiões do mundo e possuem, ocupam ou usam cerca de 22% da área terrestre global. Em termos numéricos há, pelo menos, 370-500 milhões de indivíduos, representando a maior parte da diversidade cultural do mundo. Eles falam a esmagadora maioria das cerca de 7.000 línguas do mundo e representam 5.000 culturas diferentes. Apesar de suas diferenças culturais, esses povos, mundialmente, compartilham problemas comuns relacionados à proteção de seus direitos e continuam a ser confrontados com a marginalização, pobreza extrema e outras violações de direitos humanos.
Em 23 de dezembro de 1994, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu, em sua resolução 49/214, que o Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo deve ser observado em 9 de agosto de cada ano – data que marca a primeira reunião, em 1982, do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Populações Indígenas.
A data é dedicada a homenagear e reconhecer as tradições dos povos indígenas e promover a conscientização sobre sua inclusão na sociedade, alertando sobre direitos e reafirmando as garantias previstas na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.
A declaração estabelece padrões mínimos de sobrevivência, que incluem o direito à autodeterminação, ao autogoverno e a não sofrer assimilação cultural forçada, evitando a destruição de suas culturas. Esses padrões garantem também o direito de participação dos povos indígenas nas instituições do Estado.”
Texto Reproduzido do site da Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/jovens-indigenas-como-agentes-de-mudanca-para-a-autodeterminacao-09-8-dia-internacional-dos-povos-indigenas-do-mundo/