Dia do Alcoólico Recuperado
“A data foi instituída na cidade de São Paulo, em 1980, através de decreto municipal e acabou se tornando uma data nacional, cujo objetivo é promover uma mobilização em favor do controle da doença alcoolismo e em alusão a todos os que conseguem se recuperar da dependência do álcool.
O álcool é a droga lícita mais consumida em todo o mundo e a que mais afeta a população. É aceito socialmente e de fácil acesso às pessoas.
O alcoolismo considerado uma doença hereditária, sem cura, em que só pode haver controle através de tratamento, muito mais psicológico do que físico, podendo ser feito com ou sem internação, dependendo do seu estágio.
Por se tratar de uma dependência química, para a sua superação é necessário um atendimento multidisciplinar, unindo recursos de médicos, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e outros especialistas…
…A dependência do álcool é um dos problemas causados pelo uso excessivo desta substância. A maioria dos usuários da droga não se torna dependente, mas sofre com as consequências do uso (ex: acidentes automobilísticos, violência, desemprego, problemas de saúde, como úlceras, cirrose hepática, tuberculose, hepatite, pneumonia, entre outras).”
Texto Reproduzido do site da Biblioteca Virtual em Saúde – MINISTÉRIO DA SAÚDE
https://bvsms.saude.gov.br/09-12-dia-do-alcoolico-recuperado/
Dia do Fonoaudiólogo
“Esses profissionais contribuem para o fortalecimento da saúde pública e da qualidade de vida das pessoas através do aumento da compreensão e do uso efetivo dos sentidos, contribuindo desta forma para que todos possam se comunicar e expressar seus pensamentos de forma clara.
O dia 09 de dezembro é o momento para reconhecer o trabalho e a contribuição única desses profissionais para o desenvolvimento saudável das pessoas.
Uma vez que o Dia do Fonoaudiólogo é destinado especificamente para promover conscientização e aumentar o respeito por esses profissionais, é importante abraçar o dia na esperança de que todos os indivíduos com problemas de linguagem e de audição recebam o apoio necessário para que suas vidas melhorem.”
Texto Reproduzido do site Próximo Feriado
https://www.proximoferiado.net/dias/dia-do-fonoaudiologo
Dia Internacional contra a Corrupção
” A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção foi assinada por diversos países em 9 de Dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México. A idéia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.
Em referência a essa data, o 9 de Dezembro foi então instituído como Dia Internacional contra a Corrupção, resultado de proposta feita pela delegação brasileira na Convenção de Mérida. No Brasil, é a Controladoria-Geral da União (CGU) que acompanha a implementação da Convenção e de outros compromissos internacionais assumidos pelo País, que tenham como objeto a prevenção e o combate à corrupção.”
Texto Reproduzido da Controladoria-Geral da União
https://www.gov.br/cgu/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/eventos/anos-anteriores/2008/dia-internacional-contra-a-corrupcao
Dia Internacional de Homenagem e Dignidade das Vítimas do Crime de Genocídio
“Essa data foi criada pela ONU e tem o intuito de homenagear as vítimas de genocídios históricos e de lutar por uma cultura de paz e não violência.
O genocídio é um tipo de crime muito sério, que envolve a eliminação intencional de um grupo étnico ou religioso por meio de uma variedade de fatores que vão desde deportações, execuções, esterilização e outras formas brutais que visam a eliminação da existência de um certo grupo.
Esse tipo de crime foi perpetrado durante os conflitos de diversos países como o genocídio armênio na Turquia, o Holocausto na Alemanha Nazista, o genocídio ruandês e muitos outros.
No entanto, o Dia Internacional de Homenagem e Dignidade das Vítimas do Crime de Genocídio não se resume apenas à homenagem das vítimas passadas; a data tem também o intuito de conscientizar as populações sobre as perigosas consequências dos conflitos e das guerras para os grupos étnicos e religiosos perseguidos.
Muitos países vem celebrando esse dia a fim de conscientizar os seus habitantes sobre a necessidade de propiciar direitos humanos e proteger os grupos mais vulneráveis, além de promover o respeito e compreensão entre os grupos étnicos, visando o desenvolvimento de um mundo mais pacífico e justo.
Nesse dia, é muito comum que hajam manifestações em memória às vítimas e também protestos contra todas as formas de violência que age contra esses grupos.
Por isso, esse dia é uma excelente oportunidade para refletir a verdadeira origem e significado de formas de violência que podem não parecer tão graves quanto o genocídio, como racismo, intolerância religiosa, xenofobia e outras formas de discriminação.
O Dia Internacional de Homenagem e Dignidade das Vítimas do Crime de Genocídio é uma importante ocasião para refletirmos sobre o quão devastador o genocídio pode ser e o que é preciso fazer para evitarmos esse tipo de violência no futuro.”
Texto Reproduzido do site Próximo Feriado
https://www.proximoferiado.net/dias/dia-internacional-de-homenagem-dignidade-das-vitimas-do-crime-de-genocidio
Dia Nacional da Criança com Deficiência
“Estimativas sugerem que há pelo menos 93 milhões de crianças com deficiência no mundo, mas os números podem ser muito maiores. De acordo com dados do IBGE de 2010, o Brasil tem cerca de 45 milhões de pessoas com deficiência. Destas, 3.905.235 são crianças de 0 a 14 anos e, com deficiência intelectual, também nessa faixa etária, são 391.266 crianças.
Muitas vezes, estão entre os membros mais pobres da população. São menos propensos a frequentar a escola, a acessar serviços médicos ou a ter suas vozes ouvidas na sociedade.
Suas deficiências também as colocam em maior risco de abuso físico, e muitas vezes as excluem de receber nutrição adequada ou assistência humanitária em emergências.”
Texto Reproduzido da Biblioteca Virtual em Saúde – MINISTÉRIO DA SAÚDE
https://bvsms.saude.gov.br/09-12-dia-nacional-da-crianca-com-deficiencia/