Dia da Língua Árabe
”Este idioma pertence ao grupo semítico e é considerado sagrado para os muçulmanos, pois é nele em que está escrito o Alcorão.
A adoção deste dia coincide com a data de adoção da língua árabe como a sexta língua oficial e como língua de trabalho da ONU, através da Resolução 3190 (XXVIII) Assembleia Geral, em 1973.
A comemoração do Dia da Língua Árabe insere-se na iniciativa do Dia dos Idiomas, que contempla as seis línguas oficiais da Organização das Nações Unidas: inglês, francês, árabe, chinês, espanhol e russo. O seu objetivo é fomentar a consciencialização e o respeito pela história, cultura e legado dessas línguas.”
Texto Reproduzido do site EUROCID
https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-da-lingua-arabe
Dia do Museólogo
“Esta data foi instituída pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) com o objetivo de reconhecer o trabalho dos profissionais da área e fomentar a sensibilização da sociedade para a importância dos museus.
Museólogos são profissionais responsáveis por resgatar e preservar a memória histórica de um país através de documentos, objetos, registros, monumentos e outros bens culturais.
Esses profissionais desenvolvem diversas tarefas para garantir a preservação e divulgação do patrimônio histórico, desde realizar inventários de bens culturais até organizar exposições, expondo o acervo para o público em geral.”
Texto Reproduzido do site Próximo Feriado
https://www.proximoferiado.net/dias/dia-do-museologo
Dia Internacional dos Migrantes
”A história mostra-nos como a migração tem sido uma expressão da capacidade dos indivíduos em ultrapassar adversidades na procura de melhores condições de vida. Nos dias de hoje, a globalização juntamente com os avanços na comunicação e nos transportes, fez aumentar o número de pessoas que percecionam a possibilidade migração e que encontram a capacidade de se deslocar para outros lugares.
Contudo, os desafios globais que enfrentamos, demonstram a ligação entre migração e desenvolvimento, assente nas oportunidades que a mesma representa, implicando novas políticas económicas que acabem por impulsionar o desenvolvimento social, tanto nos locais de origem como de destino.
A cooperação internacional é imperativa, na medida em que a migração apresenta contornos complexos de emergência e, quase sempre, a procura de segurança e paz. Razão por que esta cooperação deverá permitir a colaboração, o diálogo e a salvaguarda dos direitos humanos dos migrantes.”
Texto Reproduzido do site EUROCID
https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-dos-migrantes