Dia de São Sebastião
“Segundo historiadores, Sebastião foi um soldado romano, martirizados por sua fé em Jesus. Ele chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano, mas, denunciado por ser cristão, foi condenado à morte. Amarrado a um tronco, foi atingido por flechas, mas se salvou. Recuperado, apresentou-se novamente ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos e recebeu nova sentença, por não renegar sua fé. Foi açoitado até a morte, em 20 de janeiro do ano 288 da Era Cristã.
Sebastião de Narbona também é padroeiro dos soldados, além de ser considerado protetor contra a fome, a peste e a guerra. Nas religiões de matriz africana, no Rio, ele é sincretizado no Orixá Oxóssi, senhor da caça e da fartura.”
Texto Reproduzido do site EBC – Rádio Agência
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-01/rio-de-janeiro-celebra-dia-de-sao-sebastiao-padroeiro-da-cidade
Dia do Farmacêutico
“O farmacêutico é profissional da saúde, não apenas um vendedor de remédios.
Ele tem responsabilidades no setor de saúde Pública, hospitalar, farmacêutica industrial e em serviços de assistência farmacêutica, na qual o seu trabalho consiste, entre outras coisas, em auxiliar os pacientes na seleção, aquisição e utilização de medicamentos.
O profissional de Farmácia também é responsável por manter a qualidade dos medicamentos, tendo que obedecer a legislação pertinente, além de planejar, supervisionar e aplicar técnicas que afetam diretamente a produção, manipulação, distribuição e uso de medicamentos.”
Texto Reproduzido do site Próximo Feriado
https://www.proximoferiado.net/dias/dia-do-farmaceutico
Dia Mundial do Queijo
“No Brasil, esta celebração se enriquece pela forte Tradição culinária e pela presença marcante de queijos artesanais que compõem o diversificado cardápio gastronômico do país.
Como uma verdadeira celebração internacional, o Dia Mundial do Queijo abraça a riqueza do patrimônio gastronômico e destaca a origem do queijo como um pilar essencial na culinária de diversas culturas. Seu surgimento está fortemente atrelado aos costumes e saberes europeus, onde o queijo não é apenas um alimento, mas uma expressão viva das tradições locais.”
Texto Reproduzido do site Próximo Feriado
https://www.proximoferiado.net/dias/dia-mundial-do-queijo
Dia Nacional da Parteira Tradicional
“O Dia da Parteira Tradicional foi incluído no calendário nacional em 2015, por meio da Lei nº 13.100.
A data tem como base a comemoração celebrada no estado do Amapá, que já homenageava a categoria em 20 de janeiro – dia do aniversário da parteira tradicional mais antiga de Macapá, Juliana Magave de Souza, nascida em 1908 e que teria realizado cerca de 400 partos.
Embora seja a única alternativa em diversos municípios, o parto normal e domiciliar auxiliado por parteiras ainda é cercado de mitos e desinformação. Para reverter esse cenário, mulheres que atuam na área buscam regulamentação e visibilidade para se consolidar como alternativa segura e natural.”
Texto Reproduzido do site da Biblioteca Virtual em Saúde – MINISTÉRIO DA SAÚDE
https://bvsms.saude.gov.br/20-01-dia-nacional-da-parteira-tradicional/
Dia Nacional do Fusca
“O fusca, o simpático carrinho com design inconfundível, em formato de besouro, foi o modelo mais vendido do país por 23 anos seguidos — de 1959 a 1982. Ele começou a ser fabricado na Alemanha, com o nome de Volkswagen Sedan, logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945. No Brasil, a Volkswagen oficializou a data de 20 de janeiro de 1959 como o início da produção na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. E é por isso que o 20 de janeiro passou a ser o Dia Nacional do Fusca.”
Texto Reproduzido do site Rádio Senado – Agência Senado
https://www12.senado.leg.br/radio/1/conexao-senado/2023/01/20/dedo-de-prosa-dia-nacional-do-fusca