Dia da Árvore
“A celebração tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da preservação das árvores e das florestas. Esse incentivo à proteção do meio ambiente serve para que as pessoas criem hábitos que preservem o ecossistema, sobretudo a espécie humana.
A preservação da vegetação brasileira é urgente, visto que o desmatamento tem aumentado a cada ano.
…A data comemorativa foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro. Um importante símbolo para a comemoração é o ipê-amarelo – árvore escolhida junto com o pau-brasil para representar a nação brasileira.
…Reflorestar, denunciar queimadas ilegais, não jogar lixo na rua, entre outros, são meios de preservar o local em que se vive.“
Texto Reproduzido do site Justiça do Trabalho – TRT 17ª Região (ES)
https://www.trtes.jus.br/principal/comunicacao/noticias/conteudo/o4899-como-surgiu-o-dia-da-arvore–
Dia do Adolescente
“Essa data foi instituída há alguns anos para celebrar esse processo de transição tão esperado e, ao mesmo tempo, tão temido pelas famílias e pelos adolescentes.
A adolescência deve ser motivo de celebração, por ser um rito de passagem da infância para a vida adulta. Adolescer é crescer e esse crescimento não se resume à primeira menstruação, ao primeiro beijo, ou a passar em uma faculdade – adolescer é metamorfose. E a única certeza que temos da vida é a nossa mudança. Somente quando somos fetos dentro do útero de nossas mães crescemos tanto quanto na adolescência.“
Texto Reproduzido do site da Sociedade de Pediatria de São Paulo
https://www.spsp.org.br/2022/09/21/dia-do-adolescente/
Dia do Fazendeiro
“A comemoração do Dia do Fazendeiro é uma oportunidade única para enaltecer os profissionais da agricultura que são a espinha dorsal da celebração agropecuária no Brasil.”
Texto Reproduzido do site Próximo Feriado
https://www.proximoferiado.net/dias/dia-do-fazendeiro
Dia do Radialista
“A escolha do dia 7 de novembro como o Dia do Radialista está atrelada a uma homenagem significativa.
A data anterior, 21 de setembro, coincidia com o nascimento de um dos maiores compositores brasileiros, Ary Barroso, que também era um icônico radialista.
A alteração para novembro veio por meio de um importante reconhecimento dos serviços prestados pelos locutores e profissionais do rádio brasileiro.“
Texto Reproduzido do site Próximo Feriado
https://proximoferiado.net/dias/dia-do-radialista
Dia dos Tios
“Na tapeçaria das relações familiares, os tios desempenham papéis multifacetados, muitas vezes assumindo funções de suporte emocional, mentoria e alegria adicional ao núcleo familiar.
No Brasil, celebrar o Dia dos Tios é uma forma de reconhecimento aos tios que enriquecem as vidas de sobrinhos e sobrinhas com sua presença singular.”
Texto Reproduzido do site Próximo Feriado
https://www.proximoferiado.net/dias/dia-dos-tios
Dia Internacional da Paz
“Em 1981, no 20º aniversário da Assembleia Geral das Nações Unidas, a ONU resolveu declarar que o Dia Internacional da Paz serviria como um lembrete a todos os povos que nossa Organização, com todas as suas limitações, é um instrumento vivo no serviço da paz e deveria servir a todos nos aqui como um constante sino que relembra que estamos permanentemente comprometivos com a PAZ MUNDIAL, sobrepujando qualquer interesse ou diferença.
A finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz.“
Texto Reproduzido do site da UNESCO – Federação Nacional das Associações, Centros e Clubes UNESCO do Brasil – BFUCA – BRASIL
https://www.bfucaunesco.org.br/component/k2/item/71-dia-mundial-da-paz-e-comemorado-em-21-de-setembro.html
Dia Mundial e da Conscientização da Doença de Alzheimer
“O dia 21 de setembro foi escolhido pela Associação Internacional do Alzheimer como Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer para fortalecer a divulgação de informações sobre os principais sintomas, formas de tratamento e aconselhamento para os familiares dos pacientes. No Brasil, a Lei 11.736/2008 instituiu Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer.
Segundo o Ministério da Saúde, Alzheimer é uma doença que destrói de forma permanente os neurônios, as células do sistema nervoso, deteriorando a capacidade de entendimento da pessoa e sua memória de curto prazo, além de gerar alterações comportamentais que se agravam ao longo do tempo. A doença atinge mais a população acima de 65 anos de idade, sendo a forma mais comum de demência neurodegenerativa em idosos. Os principais sintomas são dificuldade para se lembrar de acontecimentos recentes; repetição da mesma pergunta várias vezes; problemas para desempenhar tarefas de rotina, como se deslocar por um caminho conhecido; irritabilidade; dificuldade para encontrar palavras para expressar ideias ou sentimentos e interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos.“
Texto Reproduzido do site Rádio Senado – Agência Senado
https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/09/19/21-de-setembro-e-dedicado-a-conscientizacao-sobre-alzheimer
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
“O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
O preconceito e a inacessibilidade pública são responsáveis por dificultar a vida dos deficientes e, como pontos centrais, também precisam ser debatidos na data.
As primeiras iniciativas de que temos notícia, no Brasil, destinadas a pessoas com deficiência nos remetem ao Império. O Instituto Benjamin Constant e o Instituto Nacional de Educação dos Surdos foram criados pelo Imperador D. Pedro II. Essas instituições educacionais eram asilares e tinham por objetivo inicial acolher crianças e adultos, do sexo masculino, vindos de todos os pontos do país, muitos dos quais abandonados pelas famílias.
Foram organizações criadas por iniciativa estatal, diferentemente das iniciativas posteriores, dirigidas às pessoas com limitações físicas, sensoriais ou intelectuais. A maioria das instituições criadas para esse fim mantinha, até o século seguinte, a postura de “caridade” e benemerência no exercício de suas funções, sem necessariamente apresentar a configuração de política pública.
Os movimentos sociais de pessoas com deficiência, como tantos outros da sociedade civil brasileira, foram decorrentes do florescimento da participação social, e se baseavam nos laços de identidade e pertencimento, em busca do reconhecimento da sua cidadania.“
Texto Reproduzido do site Biblioteca Virtual em Saúde – MINISTÉRIO DA SAÚDE
https://bvsms.saude.gov.br/21-9-dia-nacional-de-luta-da-pessoa-com-deficiencia-2/