Dia da Aviação de Reconhecimento
“Dos audaciosos balões usados na Guerra do Paraguai, em 1867, em que os olhos eram os únicos sensores, o reconhecimento aéreo evoluiu para as câmeras fotográficas, cujos longos anos de utilização serviram de base para o desenvolvimento de toda uma doutrina de reconhecimento.
Na Força Aérea Brasileira, a história da Aviação de Reconhecimento deu os seus primeiros passos com algumas ações que descortinavam a possibilidade do emprego dos North American T-6 em missões de Ataque. Em 1956, a Esquadrilha de Adestramento da Base Aérea de Natal (BANT) armou oito aviões North American T-6 com uma metralhadora, quatro suportes para bombas e lançadores de foguetes.
Com o objetivo de atualizar as aeronaves nas Unidades de Combate, uma solução plausível e econômica, à época, foi o aproveitamento dos aviões T-6 para eventuais missões operacionais. Assim, os T-6 foram transformados em TF-6, recebendo pintura camuflada, equipamentos de comunicações mais completos e armamento.
Nesse contexto, em 1965, as Esquadrilhas de Reconhecimento e Ataque (ERA) foram criadas e empenhadas em uma enorme gama de atividades, cumprindo um vasto programa de instrução, além de executar missões operacionais reais, como repressão a contrabando, patrulhamento de fronteiras, reconhecimento foto e visual, bombardeamento de plantações de drogas ilícitas e outras inúmeras ações de menor vulto.
Com o desenvolvimento da Aeronáutica, as Esquadrilhas evoluíram para os Esquadrões de Reconhecimento e Ataque. Diante das necessidades prementes de defesa interna do País, os Esquadrões foram totalmente reformulados e equipados com aeronaves mais modernas. Assim, esse novo modelo de Esquadrão passou a ser denominado Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (EMRA), com condições de atuar em diversas modalidades de emprego.
Texto Reproduzido do site da Força Aérea Brasileira – Agência Força Aérea
https://www.fab.mil.br/reconhecimento/
Dia da Comunidade Britânica
“O Dia da Comunidade Britânica é celebrado anualmente em 24 de junho, com o objetivo de celebrar a presença, as contribuições e heranças importantes dos britânicos na Austrália.
Ele é particularmente importante para aqueles descendentes da colônia penal britânica, Perth Town, que foi inaugurada em 1829.
Ele destaca também o papel importante dos britânicos na inclusão e contribuição para o desenvolvimento do país.
Para as comunidades croatas, inglesas, irlandesas e escocesas, esse dia é um momento para prestar homenagem a imigrantes e antepassados, reconhecer as contribuições dos britânicos para a história australiana e festejar a herança cultural de cada grupo.”
Texto Reproduzido do site Próximo Feriado
https://www.proximoferiado.net/dias/dia-da-comunidade-britanica
Dia da Indústria Gráfica
“A data celebra a história e o trabalho desenvolvido na área gráfica, que engloba todas as técnicas de impressão como serigrafia, gravura, flexografia, etc., bem como a produção de embalagens, livros, logotipos e tudo o que tem a ver com a indústria gráfica.
Durante o dia, os profissionais desse ramo são homenageados pelo seu empenho em empregar essas técnicas tradicionais e originais para criar produtos impressos de qualidade para diversos segmentos da economia.
Além disso, o Dia da Indústria Gráfica também lembra aos responsáveis pelas impressoras e máquinas gráficas, bem como todas as outras ferramentas usadas nesse trabalho, que valorizem e mantenham seu uso para se manter relevante.
Por meio desse dia, dá-se destaque aos profissionais de impressão e gráficos, que contribuem para o desenvolvimento da indústria, garantindo produtos de qualidade que atendam as necessidades dos clientes.”
Texto Reproduzido do site Próximo Feriado
https://www.proximoferiado.net/dias/dia-da-industria-grafica
Dia da Polícia Militar e dia do Bombeiro Militar
“Comemora-se no dia 24 de junho, desde 2017, o “Dia Nacional do Policial Militar e do Bombeiro Militar”, conforme a Lei 13.449/2017.
A data escolhida é uma referência ao acontecimento do dia 24 de junho de 1997, quando o Cabo Valério dos Santos Oliveira foi atingido, aos 36 anos, por bala perdida durante um protesto da Polícia Militar por melhores condições de trabalho e de salário, em Belo Horizonte-MG.
O militar morreu em decorrência do disparo.
No intuito de homenagear o Policial Militar, bem como toda a classe militar estadual, o dia 24 ficará para sempre marcado na história como a data de celebração destes nobres guerreiros que, com amor, exercem o sacerdócio de servir e proteger a sociedade.
Reproduzido do site da Polícia Militar de Goiás
https://www.pm.go.gov.br/24-de-junho-dia-do-policial-e-bombeiro-militares/
Dia de São João
“O Dia de São João, dia da festa de São João Batista, foi instituído pela Igreja Cristã indivisa no século IV d.C., em homenagem ao nascimento de São João Batista, que o Evangelho de Lucas registra como sendo seis meses antes de Jesus. Como as Igrejas Cristãs Ocidentais marcam o nascimento de Jesus em 25 de dezembro, Natal, a Festa de São João (Dia de São João) foi instituída no meio do verão, exatamente seis meses antes da festa anterior.”
Texto Reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina
Dia do Caboclo
“o Dia do Caboclo, também chamado mameluco, o brasileiro miscigenado de branco e índio que constitui uma parcela numerosa da população. Os caboclos tiveram papel destacado como bandeirantes que consolidaram o território nacional.”
Texto Reproduzido do site Bonifácio
https://bonifacio.net.br/dia-de-sao-joao-batista-e-do-caboclo/
Dia do Disco Voador
“A data se refere ao registro de muitas observações de objetos voadores não-identificados em vários países, incluindo no Brasil.”
Texto Reproduzido do site do Senado – Rádio Senado
https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/06/24/senado-comemora-dia-mundial-da-ufologia
Dia do Observador Aéreo
“O Observador Aéreo é o militar especializado apto a planejar e realizar missões operacionais de ligação de comando, de observação ou de reconhecimento aéreo a bordo de aeronaves militares, de órgãos de segurança pública ou civis.”
Texto Reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Observador_aéreo
Dia Mundial da Ufologia
“É um ramo de pesquisa sobre objetos voadores não identificados e fenômenos relacionados.”
Texto Reproduzido do site do Senado – Rádio Senado
https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/06/24/senado-comemora-dia-mundial-da-ufologia
Dia Nacional da Araucária
“Em 2005, através de um decreto presidencial, foi criado o Dia Nacional da Araucária, comemorado em 24 de junho. A escolha pela data se deu em virtude da festa de São João coincidir com a época do pinhão – semente da Araucária.
A motivação para a criação desse dia foi a conscientização a respeito da exploração e do desmatamento da árvore, que aumenta cada vez mais.
Os registros fósseis mais antigos de que se têm registro indicam que o gênero Araucaria já estava estabelecido desde o período Jurássico (entre 199 e 145 milhões de anos antes da era comum). A palavra Araucaria possui seu radical na palavra “Arauco” (na língua mapuche, “água calcária”), uma região do Chile, e o termo específico angustifolia provêm do latim “folhas estreitas”. Popularmente a árvore é também conhecida como “Pinheiro”.
A maior parte dos Pinheiros brasileiros está localizada nos três estados da Região Sul do Brasil, em um ecossistema da Mata Atlântica – Floresta Ombrófila Mista. Assim, falar do seu desmatamento e corte ilegal significa também falar do desmatamento do bioma Mata Atlântica. No Paraná, as araucárias ocupavam aproximadamente 31% do território do Estado.
Além da Região Sul, no Brasil a árvore também se encontra em áreas esparsas no Sul de São Paulo e no sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, em áreas com altitude superior a 500 m. Fora do país, ela pode ser observada em algumas regiões da Argentina e do Paraguai.
Mesmo assim, a araucária aparece muitas vezes ligada à identidade do Sul do país, principalmente do Estado do Paraná. Comumente, a árvore é associada ao frio, ao ambiente seco e de características campestres, como se fizesse parte da Taiga – bioma de árvores coníferas. Mas vale lembrar: a Mata de Araucária é tropical!”
Texto Reproduzido do site Turistória
https://www.turistoria.com.br/araucaria