Anunciação do Senhor
“A Anunciação, também conhecida como Anunciação da Virgem Maria, é a celebração cristã que recorda e celebra o anúncio dado pelo Arcanjo Gabriel à Virgem Maria de que ela seria a mãe de Jesus Cristo. Apesar de sua virgindade perpétua, Maria milagrosamente conceberia uma criança, que seria chamada de Filho de Deus. Gabriel também disse a Maria que ela deveria chamar a criança de Jesus (“Salvador”). Muitos cristãos celebram este evento na festa da Anunciação, em 25 de março, exatamente nove meses antes do Natal. De acordo com a Bíblia (em Lucas 1:26), a Anunciação ocorreu no “no sexto mês” da gravidez de Isabel, a prima de Maria e mãe de João Batista.
Tanto a Igreja Católica como a Igreja Ortodoxa mantêm que o evento ocorreu em Nazaré, mas discordam da localização precisa. A Basílica da Anunciação marca o lugar segundo a primeira, enquanto que a Igreja Grega Ortodoxa da Anunciação está no lugar preferido pela segunda.
A Anunciação é também um dos mais importantes temas da arte cristã em geral, particularmente durante a Idade Média e o Renascimento.”
Texto reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Anunciação
Dia da Constituição
“O Dia da Constituição é comemorado em 25 de março, data da primeira Carta Constitucional do Brasil, outorgada em 1824 pelo imperador Dom Pedro I (1798-1834). Desde então, o país teve mais seis Constituições. A atual — a “Constituição Cidadã” — é símbolo da redemocratização, após um longo regime militar, e completa três décadas este ano.
A Constituição federal é a lei máxima e fundamental de uma sociedade política organizada. O texto inserido no ordenamento jurídico estabelece em seu conteúdo um conjunto de normas e leis que norteiam os direitos e deveres dos cidadãos, bem como das responsabilidades sociais do Estado, individuais ou coletivos, a fim de organizar o país. A Constituição brasileira é um documento escrito e sistematizado pela Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988) e só pode ser alterado por meio de Emendas Constitucionais.”
Texto reproduzido do site Senado Notícias – Agência Senado
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/03/23/dia-da-constituicao-comemora-avancos-na-cidadania-desde-a-independencia-do-brasil
Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos
“O Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Escravos é celebrado anualmente no dia 25 de março e tem como objetivo, em primeiro lugar, prestar homenagem e lembrar aqueles que sofreram e morreram nas mãos do sistema brutal de escravidão e, em segundo lugar, aumentar a consciencialização sobre os perigos do racismo e do preconceito.
O dia 25 de março foi proclamado como o Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Escravos através da Resolução 62/102 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 17 de dezembro de 2007.”
Texto reproduzido do site EUROCID
https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-em-memoria-das-vitimas-da-escravidao-e-do-trafico-transatlantico-de
Dia Nacional da Comunidade Árabe
“A escolha da data se deve ao fato de que os árabes se fixaram inicialmente em São Paulo, com estabelecimentos comerciais concentrados na rua 25 de Março e seus arredores, até hoje a mais movimentada área de comércio popular da cidade.
A imigração árabe para o Brasil intensificou-se no início do século XX, com a instabilidade política do Império Otomano. Motivos religiosos, econômicos e sociais relacionados à estrutura agrária dos países de origem também contribuíram para a emigração.
Até 1920, mais de 58.000 imigrantes árabes haviam entrado no Brasil, sendo que 40% se radicaram em São Paulo. Hoje os árabes e seus descendentes estão disseminados em todas as atividades.”
Texto reproduzido do site Câmara dos Deputados – Agência Câmara de Notícias
https://www.camara.leg.br/noticias/118966-camara-aprova-25-de-marco-como-dia-da-comunidade-arabe/
Dia Internacional da Solidariedade da Pessoa Detenta ou Desaparecida
“A data procura despertar a sensibilização sobre a situação desumana em que vivem os encarcerados e a angústia de milhares de parentes e amigos de pessoas que simplesmente desaparecem sem deixar vestígio.”
Texto reproduzido do site Justiça Federal – Tribunal Regional Federal da 3ª Região
https://www.trf3.jus.br/emag/30-anos/efemerides/25-de-marco-dia-internacional-da-solidariedade-da-pessoa-detenta-ou-desaparecida
Dia Internacional de Solidariedade com Funcionários Detidos e Desaparecidos da ONU
“O Dia Internacional de Solidariedade com Funcionários Detidos e Desaparecidos assinala-se, anualmente, a 25 de março.
O seu propósito é prestar homenagem aos funcionários da ONU detidos e desaparecidos em missões humanitárias. Salienta-se também a importância de medidas que os protejam e o cumprimento das leis internacionais em vigor.
Esta data é assinalada devido ao rapto de Alec Collett, um ex-jornalista que trabalhava para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente.”
Texto reproduzido do site EUROCID
https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-de-solidariedade-com-funcionarios-detidos-e-desaparecidos
Dia Nacional do Oficial de Justiça
Dia do Especialista de Aeronáutica