Hoje é Dia 26 de janeiro

Dia da Gula
“É um raro dia em que não importa a quantidade, mas sim a qualidade da comida.
Comer algo que seja saboroso, de qualidade, faz com que o momento seja ainda mais especial e intenso.
Por isso, é importante que as escolhas sejam conscientes, a fim de aproveitar plenamente o momento.”
Texto Reproduzido do site Próximo Feriado
https://www.proximoferiado.net/dias/dia-da-gula

Dia Internacional da Aduana
“No dia 26 de janeiro de 1953 foi realizada, na Bélgica, a primeira sessão do Conselho de Cooperação Aduaneira. A data representou o início de uma organização intergovernamental global, que tem a missão de aprimorar as administrações aduaneiras no mundo.
A entidade é hoje conhecida como OMA, Organização Mundial das Aduanas (ou World Customs Organization, em inglês) e reúne mais de 90% das Aduanas pelo mundo. Na mesma data, passou-se a comemorar, anualmente, no mundo todo, o Dia Internacional da Aduana.”
Texto Reproduzido do Ministério da Fazenda – Receita Federal
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2023/janeiro/receita-federal-comemora-o-dia-da-aduana

Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase e Dia Mundial Contra a Hanseníase – Data Móvel: Último Domingo de Janeiro
“Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. Afeta a pele e os nervos periféricos, ocasionando lesões neurais, conferindo à doença um alto poder incapacitante.
A transmissão ocorre através das vias aéreas (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro) de pacientes sem tratamento. O paciente que está sendo tratado deixa de transmitir a doença, cujo período de incubação pode levar de três a cinco anos. A maioria das pessoas que entra em contato com estes bacilos não desenvolve a enfermidade.
A hanseníase é uma das enfermidades mais antigas do mundo. No século 6 a.C já havia relatos da doença. Supõe-se que tenha surgido no Oriente e, de lá, tenha atingido outras partes do mundo por tribos nômades ou navegadores. Os indivíduos que tinham hanseníase eram enviados aos leprosários ou excluídos da sociedade, pois a enfermidade era vinculada a símbolos negativos como pecado, castigo divino ou impureza, já que era confundida com doenças venéreas. Por medo do contágio da moléstia – para a qual não havia cura na época – os enfermos eram proibidos de entrar em igrejas e tinham que usar vestimentas especiais e carregar sinetas que alertassem sobre sua presença.
No Brasil, a Lei nº 12.135/2009, instituiu o último domingo do mês de janeiro como Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, com o objetivo de chamar a atenção para as medidas de prevenção e controle, bem como alertar para os aspectos frequentemente negligenciados – os mitos e conceitos errôneos sobre a doença que muitas pessoas afetadas experimentam diariamente.”
Texto Reproduzido do site da Biblioteca Virtual em Saúde – MINISTÉRIO DA SAÚDE
https://bvsms.saude.gov.br/26-01-dia-nacional-de-combate-e-prevencao-da-hanseniase-e-dia-mundial-contra-a-hanseniase/

Dia Mundial da Educação Ambiental
“A preocupação com as futuras gerações tem ganhado cada vez mais espaço na agenda de prioridades de governos e lideranças sociais, e a questão ambiental é um dos temas mais inquietantes. Dentre todos os pontos críticos, a degradação ambiental é, hoje, um dos maiores temores de governos e sociedade. Diante disto, a pauta foi instituída em 1975, por meio da “Carta de Belgrado”, elaborada durante o Seminário Internacional sobre Educação Ambiental, com o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de proteger o meio ambiente através da educação.
Para relembrar esta luta diária, 26 de janeiro foi instituído como o Dia Mundial da Educação Ambiental, trazendo a necessidade de desenvolver ações cada vez maiores de caráter educativo para o desenvolvimento sustentável. A Constituição Federal estabelece como competência do poder público, “promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino”. A nova proposta pedagógica deu evidência necessária às questões ambientais, contemplando as realidades locais, sugerindo a Educação Ambiental nos currículos escolares. Este estudo tem o objetivo de abordar a importância da Educação Ambiental nas práticas no âmbito escolar, trabalhada de forma interdisciplinar, fortificando o desenvolvimento pedagógico, cooperando com o processo de aprendizagem dos(as) alunos.”
Texto Reproduzido do site Sinpro DF
https://www.sinprodf.org.br/dia-mundial-da-educacao-ambiental/

Happy
Hahaha
0 %
Sad
Puxa...
0 %
Excited
Ownnn...
0 %
Sleepy
zzzzz
0 %
Angry
Que raiva!
0 %
Surprise
Nossa!!
0 %

+ Posts

Deixe um comentário