Dia da Ginástica Artística
“Hoje, dia 30 de janeiro é comemorado o dia da Ginástica Artística, também conhecida como Olímpica. O esporte surgiu, segundo estudos na pré história. Na Grécia Antiga, se tornou bem difundida, porém na época do Império romano caiu em desuso, o que continuou durante a Idade Média.
Em 1811, o professor alemão, Friedrich Ludwig Jahn, considerado o pai da Ginástica, fundou a primeira escola de ginástica para homens, em Berlim. Foi o começo da ginástica, como conhecemos hoje. Em 1896 se tornou esporte Olímpico e em 1928 as mulheres passaram a competir.
O esporte consiste na realização de movimentos que utilizem força, elasticidade, equilíbrio e elegância, que podem ser feitas no solo ou nos aparelhos.
No masculino são seis provas disputadas: barra fixa, barras paralelas simétricas, cavalo com alças, salto sobre a mesa, argolas e solo. Já no feminino são quatro: Salto sobre a mesa, Barras paralelas assimétricas, Trave de equilíbrio e Solo.”
Reproduzido do site da Prefeitura da Cidade de São Paulo
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/esportes/noticias/?p=142250
Dia da Saudade
“Saudade: sentimento de falta que alguém faz no seu convívio, de um tempo que já se foi e não volta mais, de um lugar em específico que lhe traz boas recordações etc. A expressão tem tanta importância no Brasil, que acabou por ganhar um dia do calendário: 30 de janeiro – Dia da Saudade.
Segundo o significado expresso no Dicionário Aurélio, saudade é um substantivo feminino que passa a ideia de lembrança, nostálgica e, ao mesmo tempo suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las.
Saudade pode ainda ter vários significados. O léxico é exclusivo da língua portuguesa e galega e as dificuldades de tradução de “Saudade” tornaram-na uma palavra de difícil tradução. Uma empresa britânica, que teve a colaboração de mais de mil tradutores, criou uma lista onde constam as palavras mais difíceis de traduzir em todo o mundo. A palavra “saudade” foi considerada a 7ª mais difícil de se traduzir para outros idiomas.
Do Latim saudade vem de ‘solitate’, que na tradução literal quer dizer solidão.”
Texto Reproduzido do site TRT Notícias
https://portal.trt23.jus.br/trtnoticias/noticias/fique-sabendo-fique-por-dentro/15467
Dia do Padrinho
“O Dia do Padrinho é um dia para celebrar aqueles que desempenham um papel fundamental na nossa vida.
No dia 30 de janeiro, celebramos esses padrinhos, que não apenas nos incentivam a seguir nossos sonhos, mas também nos apoiam e nos amam.
A data é uma oportunidade para agradecer aos nossos padrinhos por toda a alegria e apoio que eles nos dão.
É extremanente importante valorizarmos e acolhermos os laços de cumplicidade que nos unem com os nossos padrinhos.
Se bem que o amor entre padrinho e afilhado seja espontâneo e desinteressado, é importante lembrar que a generosidade de um para com o outro deve ser nourrida.
No Dia do Padrinho, o que mais importa é o compromisso e o afeto desses elos especiais.”
Texto Reproduzido do site Próximo Feriado
https://www.proximoferiado.net/dias/dia-do-padrinho
Dia Mundial da Não-Violência e Cultura de Paz
“O dia 30 de janeiro, é o marco do assassinato do apóstolo da paz mundial, Mahatma Gandhi, esta data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Mundial da Não-Violência e Cultura de Paz.
A ONU define a cultura de paz, como um conjunto de valores e atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida, baseado no respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação.”
Reproduzido do site da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco
https://www.defensoria.pe.def.br/30-de-janeiro-dia-mundial-da-nao-violencia-e-cultura-de-paz
Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos
“Esta celebração foi criada em 1984 pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP). Desde então, a entidade organiza o Prêmio Angelo Agostini, para prestigiar os profissionais brasileiros das histórias em quadrinhos.
O dia 30 de janeiro foi escolhido pois, nesta data em 1869, Angelo Agostini publicou na revista Vida Fluminense,(1868-1875), aquela que é tida como a 1ª história em quadrinhos do Brasil: As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte.
No mesmo ano, em 14 de março, em comemoração aos 50 anos do lançado do Suplemento Juvenil de Adolfo Aizen, foi instituído pela Academia Brasileira de Letras e pela Associação Brasileira de Imprensa, que essa data seria o “Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos”.”
Texto Reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Quadrinho_Nacional