Hora do Planeta
“A Hora do Planeta (ou Earth Hour) é um movimento anti-aquecimento global da ONG WWF para mobilizar a sociedade em torno da luta contra o aquecimento global, realizada desde 2007. Em um período de 60 minutos (correspondente a 1 hora) do último sábado de março de cada ano, governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global.
No primeiro ano, apenas a cidade de Sydney (Austrália) participou. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sydney, entre outros ícones mundiais. Já em 2009 foram 3922 cidades em 88 países do globo.”
Texto reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hora_do_Planeta
Aniversário de Florianópolis
“Florianópolis é um município brasileiro, capital do estado de Santa Catarina, Região Sul do país. O município é composto pela ilha principal, a ilha de Santa Catarina, a parte continental e algumas pequenas ilhas circundantes…
…A economia de Florianópolis é fortemente baseada na tecnologia da informação, no turismo e nos serviços. A cidade tem mais de 100 praias registradas e é um centro de atividade de navegação…
…A cidade também foi considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) uma das “cidades criativas” do Brasil em 2014, ao lado de Curitiba.
Originalmente foi denominada “ilha de Santa Catarina”, já que Francisco Dias Velho, o fundador do povoado, chegou ao local no dia de Santa Catarina. Ela continuou por muito tempo sendo assim chamada, inclusive ao se tornar vila com o nome de Nossa Senhora do Desterro, como comprovam as correspondências oficiais e as cartas de navegação da época onde ainda se mencionava a ilha de Santa Catarina.
Com a independência do Brasil a vila elevou-se a cidade, quando se decidiu fortalecer o nome correto, mas agora passando apenas a se chamar “Desterro”. Apesar de ser uma referência a fuga da sagrada família para o Egito, esse nome desagradava certos moradores, uma vez que lembrava “desterrado”, ou seja, alguém que está no exílio ou que era preso e mandado para um lugar desabitado.
Esta falta de gosto pelo nome fez com que algumas votações acontecessem para uma possível mudança. Uma das sugestões foi a de “Ondina”, nome de uma deusa da mitologia que protege os mares. Este nome foi descartado até que, com o fim da Revolução Federalista, em 1894, em homenagem ao então presidente da República Floriano Peixoto, o governador do estado, Hercílio Luz, mudou o nome para Florianópolis.
Texto reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Florianópolis
Dia Nacional do Piso Salarial dos Professores
“Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que a celebração é uma maneira de homenagear o magistério e também debater sobre os atuais desafios da educação.”
Texto reproduzido do site Câmara dos Deputados – Agência Câmara de Notícias
*Na época da publicação, Rodrigo Maia, era presidente da Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/554300-camara-comemora-dia-nacional-do-piso-salarial-dos-professores/
Dia Mundial da Meteorologia
O Dia Mundial da Meteorologia foi criado em 1951 para comemorar a criação da Organização Meteorológica Mundial em 23 de março de 1950. Essa organização anuncia um tema para o Dia Mundial da Meteorologia todos os anos, e esse dia é comemorado em todos os países membros.
Texto reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_da_Meteorologia
Dia do Optometrista
Dia Mundial do Acupunturista