Segundo o site EBC, foi o oitavo vazamento de dados desde o lançamento do Pix. Desta vez foram 3020 chaves de clientes do Banco do Estado do Pará S.A (Banpará) que tiveram o nome do usuário, Cadastro de Pessoa Física (CPF) com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta vazados entre o dia 20 de março e 13 de abril de 2024.
O site Agência Brasil pontuou que, conforme o Banco Central, o vazamento ocorreu por conta de falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento e que não afetou a movimentação de dinheiro, ou seja, saldos, senhas e extratos, não foram expostos e que, “embora o caso não precisasse ser comunicado por causa do baixo impacto potencial para os clientes, a autarquia esclareceu que decidiu divulgar o incidente em nome do “compromisso com a transparência””.
Os clientes afetados serão avisado, exclusivamente, através do aplicativo ou no internet banking do banco. Caso recebam avisos através de SMS, ligações, aplicativos de mensagem e e-mail, devem desconsiderar porque o único meio pelo qual o cliente será avisado será através do aplicativo e site do banco.
Post baseado em:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-04/banco-central-comunica-o-vazamento-de-dados-de-3-mil-chaves-pix – acessado em 20/04/2024