Dia Mundial da Natação
“O Dia da Natação é lembrado anualmente no dia 8 de abril como uma forma de comemorar um dos esportes mais populares do mundo.
O objetivo desta data é promover o esporte, incentivar o uso responsável da água e aproveitar os benefícios para a saúde que a natação pode oferecer.
A natação é reconhecida como um dos esportes mais antigos e é uma grande parte de culturas ao redor do mundo.
É também um esporte que pode promover a saúde física e mental, confiança e excelência desportiva.
Além disso, a natação promove conexões significativas com a água e com a natureza.
O Dia da Natação demonstra a importância desta atividade e como ela garante acesso ao bem-estar mental, social e físico para milhões de nadadores do mundo todo.
Este dia também incentiva o uso responsável da água para futuras gerações e aborda o problema da escassez de água que vem afetando milhões de pessoas ao redor do mundo.”
Texto Reproduzido do site proximoferiado.net
https://www.proximoferiado.net/dias/dia-da-natacao
Dia Mundial do Combate ao Câncer
“Um alerta sobre o diagnóstico precoce para o enfrentamento da doença. Segundo levantamento feito pela entidade, 31% dos mais de 760 oncologistas clínicos entrevistados para um censo consideram o diagnóstico tardio como um dos principais problemas para o controle do câncer no Brasil.
Entre os oncologistas, 19% apontam falhas no acesso e qualidade dos exames de detecção e controle do câncer e 5% se queixam da falta de campanhas ou programas eficientes de conscientização e prevenção, além da baixa adesão da população aos programas de prevenção e tratamento já existentes. O maior problema apontado pela pesquisa realizada no ano passado foi a dificuldade de acesso a novos tratamentos.”
Texto Reproduzido do site EBC – Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-02/dia-mundial-do-cancer-alerta-para-importancia-da-prevencao
Dia Mundial da Astronomia
“O Dia Mundial da Astronomia é comemorado anualmente no dia 8 de abril. Mas de onde surgiu essa data? Quem criou essa data? Depois de uma rápida pesquisa encontramos uma resposta não muito satisfatória: ninguém sabe. Não existe um documento que oficialize ou justifique a escolha da data e ela só é comemorada aqui no Brasil. É isso mesmo, o Dia Mundial da Astronomia não é mundial de verdade. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a expressão “Dia Mundial” é diferente da expressão “Dia Internacional” da Astronomia. A nomenclatura “Dia Internacional” é usada apenas para os dias comemorados em duas ou mais nações. Existe, de fato, um Dia Internacional da Astronomia que também não é reconhecido pela ONU, mas é comemorado mundialmente todos os anos. Esse dia está relacionado ao calendário lunar e por isso não possui uma data fixa. Por outro lado, o Dia Mundial da Astronomia é celebrado em outras partes do mundo em uma outra data, dia 10 de maio. Essa data surgiu em 1973 nos Estados Unidos, com o objetivo de criar uma interação entre o público em geral e os astrônomos profissionais.
Existem também outras datas comemorativas relacionadas à Astronomia no Brasil. O Dia do Astronauta é celebrado no dia 9 de janeiro, em homenagem à Missão Centenário, realizada pela Agência Espacial Brasileira (EAB) em 2006. A missão foi responsável pela viagem do primeiro astronauta brasileiro (Marcos Pontes) até a Estação Espacial Internacional. Também comemoramos o Dia do Astrônomo, no dia 2 de dezembro. Essa data foi escolhida em homenagem à data de nascimento de Dom Pedro II, que era um apaixonado por Astronomia, sendo considerado astrônomo amador e patrono da Astronomia no Brasil.”
Texto Reproduzido do site planeta.rio
https://planeta.rio/dia-mundial-da-astronomia/
Dia Nacional do Sistema Braille
“Braille é um sistema universal de leitura e escrita para pessoas cegas ou com deficiência visual. Foi criado pelo francês Louis Braille e a versão mais conhecida é do ano de 1837.
Em 1892 o americano Frank H. Hall incorporou avanços ao método de escrita com a criação de uma máquina Braille, composta por sete teclas que formam diferentes combinações representando letras, números e outros sinais.
No Brasil, o Dia Nacional do Sistema Braille é celebrado em 8/4, em alusão à data de nascimento de José Alvares de Azevedo, primeiro professor cego do País e responsável por trazer o método para cá.
Nosso país foi o primeiro da América Latina a adotar oficialmente o sistema, inaugurando o Instituto Imperial dos Meninos Cegos, na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1854. Nessa escola, na década de 1870, teve início a produção de livros em Braille.
Hoje, a entidade se chama Instituto Benjamim Constant, e mais do que uma escola que atende crianças e adolescentes cegos, surdo cegos, com baixa visão e deficiência múltipla, é também um centro de referência, em nível nacional, para questões da deficiência visual, capacitando profissionais e assessorando instituições públicas e privadas nessa área, além de reabilitar pessoas que perderam ou estão em processo de perda da visão.
Feita apenas de forma tátil, da esquerda para a direita, a leitura Braille alcançou muitos avanços ao longo do tempo. Atualmente, além da leitura no papel, também é possível ler utilizando uma Linha Braille, um equipamento que pode ser conectado ao computador ou celular e que exibe a informação contida na tela.
Com o empenho de especialistas, tornou-se um sistema universal de leitura e escrita, sendo adaptado a vários alfabetos, como o chinês, o árabe e o guarani. Foi adaptado, ainda, para todas as áreas do conhecimento, tendo combinações que permitem, por exemplo, a leitura de tabelas, gráficos, partituras musicais, equações matemáticas e estruturas químicas.
O Braille é uma ferramenta que proporciona autonomia ao cotidiano de pessoas cegas ou com deficiência visual. Está presente nas embalagens, nas placas, na sinalização, nos mapas táteis, em listas, cardápios, bem como nos serviços bancários e espaços de cultura e lazer.
A data comemorativa, instituída pela Lei nº 12.266/2010, propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelas pessoas cegas e a importância de que sejam produzidas obras em relevo, para lhes proporcionar iguais oportunidades de ler e aprender.”
Texto Reproduzido do site Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/08-4-dia-nacional-do-sistema-braille/
Aniversário de Cuiabá
“Cuiabá é um município brasileiro, capital do estado de Mato Grosso, Região Centro-Oeste do país. É uma das catorze cidades da Região Imediata de Cuiabá, que por sua vez é uma das três regiões imediatas que integram a Região Intermediária de Cuiabá.
A cidade foi fundada em 1719 por Pascoal Moreira Cabral e descoberta por Miguel Sutil, ambos bandeirantes nascidos na cidade de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo. Cuiabá ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX. Desde então, apresentou um crescimento populacional acima da média nacional, atingindo seu auge nas décadas de 1970 e 1980.
Além das funções político-administrativas, é o principal polo industrial, comercial e de serviços do estado. É conhecida como “cidade verde”, por causa da grande arborização. Situa-se na margem esquerda do rio Cuiabá e forma uma conurbação com o seu município vizinho, Várzea Grande.”
Texto Reproduzido do Site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cuiabá