Dia da Escola de Samba
“O Dia da Escola de Samba é celebrado anualmente com muita alegria e vigor no dia 11 de abril.
A comemoração marca os desfiles de escolas de samba no carnaval brasileiro, que reúne grandes estruturas, muita dança e entusiasmo da população.
Nos últimos anos, o evento tornou-se uma verdadeira indústria e gera renda e empregos para milhares de pessoas, principalmente na época do carnaval.
O Dia da Escola de Samba não tem fins lucrativos, é uma forma de homenagear a dedicação de quem produz, desenvolve e encanta com os belos desfiles ao longo do carnaval.”
Texto Reproduzido do site proximoferiado.net
https://www.proximoferiado.net/dias/dia-da-escola-de-samba
Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson
“Se você fosse diagnosticado com Doença de Parkinson agora, como reagiria? 11 de abril é o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson e informar-se sobre essa e outras doenças comuns à sociedade pode ser fundamental para a busca de ajuda médica no tempo adequado e para a realização de um tratamento responsável.
O Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde, em 1998, e tem como objetivo esclarecer a doença e as possibilidades de tratamento para que o paciente e sua família tenham uma melhor qualidade de vida. O quadro foi identificado pela primeira vez, em 1817, por James Parkinson, que descreveu os principais sintomas da doença publicados no Ensaio sobre a Paralisia Agitante.
A Doença de Parkinson é caracterizada basicamente por tremor de repouso, tremor nas extremidades, instabilidade postural, rigidez de articulações e lentidão nos movimentos. Há também outros sintomas não motores, como a diminuição do olfato, distúrbios do sono, alteração do ritmo intestinal e depressão. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tem a doença. No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram com o problema. “Eu estava no escritório e senti o dedo da mão meio duro. Não estava conseguindo fecha o botão da calça direito. Tive quase todos os sintomas. Rigidez nas articulações, tremores e há alguns anos eu já conversava com a minha esposa que não estava mais sentindo o cheiro das coisas direito”, relata José Roberto, economista aposentado que teve o diagnostico para doença de Parkinson.
A cura ainda não foi alcançada, mas há estudos em nível experimental sobre outras alternativas de tratamento. De acordo com o Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica do Sistema Único de Saúde para pessoas com Doença de Parkinson, publicado pela portaria nº 228, de 10 de maio de 2010, os medicamentos disponíveis no SUS para o tratamento são: Levodopa/carbidopa; Levodopa/benserazida; Bromocriptina; Pramipexol; Amantadina; Biperideno; Triexifenidil; Selegilina; Tolcapona e Entacapona. A escolha do medicamento mais adequado deverá levar em consideração fatores como estágio da doença, a sintomatologia presente, ocorrência de efeitos colaterais, idade do paciente, medicamentos em uso e seu custo.”
Texto Reproduzido do site Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/dia-mundial-de-conscientizacao-da-doenca-de-parkinson/
Dia do Infectologista