Aniversário de Brasília
“A história de Brasília surgiu com as primeiras idéias de uma capital brasileira no centro do país. O Marquês de Pombal, em 1716, sugeriu, pela primeira vez, a necessidade de interiorizar a capital do Brasil. Em 1821, José Bonifácio de Andrada e Silva, estadista brasileiro, retomou o assunto da interiorização da capital, sugerindo o nome Brasília.
A primeira Constituição da República, de 1891, estabeleceu legalmente a região onde deveria ser instalada a futura capital, mas somente em 1956, com a eleição de Juscelino Kubitschek, iniciou-se a construção de Brasília.
O arquiteto Oscar Niemeyer foi escolhido para chefia do Departamento de Urbanística e Arquitetura, sendo encarregado de abrir concurso para escolha do plano-piloto; assim, em março de 1957, uma comissão julgadora constituída por sir William Halford, Stano Papadaki, André Sive, Oscar Niemeyer, Luís Hildebrando Horta Barbosa e Paulo Antunes Ribeiro escolheu o projeto do arquiteto Lúcio Costa.
No dia 2 de outubro de 1956, em campo aberto, o presidente Kubitschek assinou o primeiro ato no local da futura capital, lançou então a seguinte proclamação: “Deste planalto central desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino.”
No mesmo ano iniciaram-se os trabalhos de construção. Formou-se o Núcleo Bandeirante, onde se permitia maior liberdade à iniciativa particular e foi batizado com o nome de “Cidade Livre”. Especialmente do Nordeste, Minas Gerais e Goiás, vieram levas de trabalhadores. Os primeiros candangos.
Em 21 de abril de 1960, após mil dias de construção, o Presidente Juscelino Kubitschek inaugurou a nova Capital, construída no formato de um avião, e instalou o Distrito Federal.”
Texto Reproduzido do site Senado Federal – Interlegis
https://www.interlegis.leg.br/comunicacao/noticias/2008/04/aniversario-de-brasilia
Dia da Latinidade
“O Dia da Latinidade é comemorado anualmente em 21 de abril. Esta data visa homenagear a cultura, história e tradição do povo latino, que está principalmente representado pela América Latina, formada por grande parte das Américas do Sul e Central. O povo latino é mundialmente estereotipado como “caloroso”, bastante receptivo e por ter traços exóticos de extrema beleza. Não só por isso, mas também por serem donos de uma cultura muito rica, seja artisticamente, na gastronomia, crenças e etc. Na América Latina, o espanhol e o português são os idiomas mais falados pelos latinos. No entanto, vale lembrar que o termo “latino” é uma referência aos povos que desenvolveram uma língua baseada no latim. O italiano e o francês são exemplos de idiomas com base no latim, mas que ficam situados na região sul e central da Europa. O Brasil é o maior país da América Latina e o único a falar português. Mesmo assim, por falta de informação, muitos brasileiros não se sentem parte da cultura latina, supostamente por relacionarem o povo latino com os falantes do castelhano (maior parte dos países da latinos). O Dia da Latinidade é comemorado com demonstrações públicas das tradições típicas que caracterizam o povo latino (incluindo os brasileiros). A alegria, musicalidade e rica cultura popular são algumas das características que todos os povos latinos possuem em comum, seja na América ou na Europa.”
Texto Reproduzido da rede social @BrasembOslo
https://www.facebook.com/BrasembOslo/posts/dia-da-latinidade-dia-21-de-abril/3371787319560962/
Dia de Tiradentes
“Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes (Fazenda do Pombal, batizado em 12 de novembro de 1746 — Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792), foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político nascido no então Estado do Brasil, ainda uma colônia portuguesa, que atuou nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Patrono cívico do Brasil, além de patrono das Polícias Militares e Polícias Civis dos estados brasileiros, Tiradentes é nacionalmente conhecido por liderar a conspiração separatista denominada Inconfidência Mineira, contra o domínio português. Quando a trama foi descoberta pelas autoridades, Tiradentes foi preso, julgado e enforcado publicamente.
Por conta disso, desde o advento da República no Brasil (1889), Tiradentes é considerado herói nacional: o mártir foi criado pelos republicanos com a intenção de ressignificar a identidade brasileira.
O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A idade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. Seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria desde 21 de abril de 1992.”
Texto Reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes
Dia do Têxtil
“A indústria têxtil foi uma das pioneiras no processo de industrialização no Brasil…
…A indústria têxtil registra a história através da evolução de suas peças e meios de produção. Esse ramo assume um papel essencial para a economia, pois também proporciona muitos empregos. Além disso, atua fortemente na função de diversificar, de acordo com a cultura dos locais, criando coleções fantásticas.
O Setor Têxtil Brasileiro tem destaque no cenário mundial, não apenas por seu profissionalismo, criatividade e tecnologia, mas também pelas dimensões de seu parque têxtil e com geração de 64,6 mil empregos diretos sendo 1,16 milhão de toneladas produzidas de acordo com ABIT 2021 e durante conferência, Fernando Valente Pimentel, presidente da entidade, destacou que é estimado um crescimento de 1,2% para 2022.
Autossuficiente na produção de algodão, o Brasil produz cerca de 9,04 bilhões em peças de vestuário, sendo referência mundial em beachwear, jeanswear e homewear. Outros segmentos também vêm ganhando mercado internacional como a nossa moda feminina, masculina, infantil, além do fitness e moda íntima.”
Texto Reproduzido do site INCOFIOS
https://www.incofios.com.br/a-importancia-da-industria-textil/
Dia Mundial da Criatividade e Inovação
“O Dia Mundial da Criatividade e Inovação assinala-se, anualmente, a 21 de abril. Este dia foi criado através da Resolução 71/284 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, a 27 de abril 2017.
O seu propósito é destacar o papel da criatividade e da inovação para o desenvolvimento sustentável a nível social e económico.
A criatividade impulsiona as ideias e emoções, bem como a capacidade de ligação, de questionar e de ser compreendido. Mas a cultura e a criatividade são muito mais do que uma expressão de identidade, são meios de subsistência, carreiras e oportunidades económicas para milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente mulheres, jovens, e grupos vulneráveis. A economia criativa tem o poder de estimular o desenvolvimento sustentável.”
Texto Reproduzido do site EUROCID
https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-da-criatividade-e-inovacao
Dia do Metalúrgico
Dia da Polícia Civil e Dia do Funcionário Policial Civil