Dia da Imunização
“O Dia Nacional da Imunização tem como objetivo chamar a atenção para a importância das vacinas, tanto para o indiíduo como para a saúde coletiva. Manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções. Ao entrarem no organismo, as vacinas, que possuem moléculas mortas ou atenuadas, fazem com o que o sistema imunológico reaja e produza os anticorpos necessários à defesa contra os agentes, o que torna o corpo imune a eles e às doenças que eles causam.”
Texto Reproduzido do site Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/09-6-dia-da-imunizacao/
Dia do Pastor Evangélico – Data Móvel: 2º Domingo de junho
“A origem da comemoração é desconhecida, mas há registros da instituição da comemoração no segundo domingo de junho no Brasil por ocasião da 7ª sessão, da 40ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira, realizada no dia 19 de janeiro de 1957. A data inicialmente servia para que as igrejas lembrassem e homenageassem seus antigos pastores que no seu pastorado serviram o Senhor e abençoaram seu povo. Mais tarde, o Dia do Pastor também passou a representar o reconhecimento por parte das igrejas ao trabalho dedicado de seus obreiros do presente.”
Texto Reproduzido do site da Câmara de Novo Hamburgo
https://portal.camaranh.rs.gov.br/pm3/informacao_e_conhecimento/noticias/dia-do-pastor-evangelico-e-lembrado-pela-camara
Dia do Porteiro
“A data celebra os profissionais responsáveis pelo controle de entrada e saída de pessoas e veículos, pela segurança e bom funcionamentos dos prédios institucionais, comerciais e residenciais. Em muitos casos, auxilia em outros serviços inerentes ao bom funcionamento do estabelecimento e do bom convívio do ambiente em que trabalha.
Solícito, educado e atencioso o porteiro é a simpatia em pessoa. Além de controlar a entrada e saída ele é fundamental para garantir o bom convívio.”
Texto Reproduzido do site da Prefeitura de Manga
https://manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1352/?9-de-junho-e-dia-do-porteiro.html
Dia do Tenista
“O esporte desembarcou no Brasil no fim do século XIX com a chegada dos ingleses. Em 1892, o clube do São Paulo Athletic Club, fundado por ingleses, inaugurou as primeiras quadras de tênis brasileiras. O primeiro campeonato estadual disputado no Brasil, foi em São Paulo, em 1913.
Em 1924, o São Paulo Tênis Club acompanhado de mais noves clubes, fundaram a Federação Paulista de Tênis. Seis anos depois a entidade já tinha 23 clubes filiados.
Maria Esther Bueno é uma das maiores jogadoras da modalidade, sendo considerada a melhor do mundo nos anos de 59, 60 e 64 pela Federação Internacional.
Carlos Kirmayr alcançou resultados como a classificação para as oitavas de final no Aberto da França em 1981, a terceira rodada m Wimbledon no mesmo ano e, em 1976, e a segunda rodada no US Open em 1983.
Jaime Oncins chegou a etapa de disputa pelo bronze nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992. Foi um dos grandes atletas do país na primeira metade dos anos 90.
Gustavo Kuerten chegou ao posto de número um do mundo em 2000 ao derrotar Peter Sampras e Andre Agassi no Masters Cup de Lisboa. Além de bicampeão em Roland Garros. É o nosso principal tenista até a história recente.”
Texto Reproduzido do site da Prefeitura de São Paulo
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/esportes/noticias/?p=278012
Dia Internacional dos Arquivos
“Celebrado no dia 9 de junho, o Dia Internacional dos Arquivos é uma ocasião especial para reconhecer a importância dos arquivos em preservar a história e o conhecimento de nossa sociedade…
…Os arquivos são tesouros que guardam a memória coletiva, permitindo o mergulho no passado e a compreensão do presente. Com um papel crucial na transparência e na prestação de contas, os arquivos fornecem riqueza de informações e conhecimentos. Promover a importância da preservação adequada e do acesso às memórias documentadas permite a exploração da diversidade de experiências humanas.”
Texto Reproduzido do site da Justiça do Trabalho – TRT da 8ª Região do Pará e Amapá
https://www.trt8.jus.br/noticias/2023/9-de-junho-dia-internacional-dos-arquivos
Dia Nacional de Anchieta
“José de Anchieta nasceu no dia 19 de março de 1534, em São Cristóvão de Laguna, Tenerife, uma das ilhas do arquipélago das Canárias. Em 1548, Anchieta chegou ao Colégio das Artes e com 17 anos ingressou no noviciado. Após estudar em Coimbra, Portugal, ingressou na Companhia de Jesus em 1551. Em julho de 1553 deixou Portugal e veio para o Brasil na comitiva de Duarte da Costa, com o intuito de catequizar os índios. Em 1554, fundou, com Manuel da Nóbrega, um colégio em Piratininga. Aos poucos se formou um povoado ao redor do colégio, batizado por José de Anchieta como São Paulo. Algum tempo depois, é enviado a São Vicente, onde aprendeu a língua tupi.
José de Anchieta escreveu inúmeros autos, cartas e poesias de cunho religioso. Além disso, resultante do seu trabalho de catequese, escreveu Arte da gramática da língua mais usada na costa do Brasil, primeira gramática da língua tupi-guarani. A poesia escrita por José Anchieta está impregnada de conceitos morais, espirituais e pedagógicos. Por isso, sua linguagem é simples, apesar de ser escrita em redondilhas menores (cinco sílabas poéticas).
Em 1563, foi refém, durante cinco meses, dos índios tamoios. Nesse período escreveu o poema em latim “De Beata Virgine Dei Matre Maria” e vários autos religiosos. Já doente muda-se para o Espírito Santo, onde morreu aos 63 anos, na cidade de Reritiba, atual Anchieta. Em 1980, foi beatificado pelo papa João Paulo II.”
Texto Reproduzido do site Portoweb
https://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/pwdtcomemorativas/default.php?reg=11&p_secao=14