Dia do Engenheiro de Minas
“Você sabia que a profissão de Engenheiro de Minas é uma das mais antigas do ramo da Engenharia no Brasil? E que 10 de julho é a data na qual se comemora a sua criação, em referência ao aniversário de Pedro Demóstenes Rache, engenheiro de minas conhecido por ser o idealizador e primeiro presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA? É um dia para homenagens a estes profissionais que se dedicam à pesquisa, à exploração e ao aproveitamento dos recursos minerais e que, normalmente, atuam juntamente com os profissionais da área de Geologia.
Faz parte do dia a dia do Engenheiro de Minas realizar pesquisas para localizar áreas de depósitos minerais, identificar a composição dos minérios que estão presentes nestes depósitos, a localização e, também, a extensão das minas.
A mineração é essencial para a vida humana pois está presente em tudo o que fazemos e consumimos, desde os chips de computadores e telefones até a construção civil e a agricultura. Daí a importância destes profissionais caminharem sempre lado a lado com a consciência ambiental, buscando utilizar os recursos naturais de forma a promover o desenvolvimento sustentável.
A profissão de Engenheiro de Minas foi regulamentada durante o primeiro governo de Getúlio Vargas, pelo decreto nº 23.569/1933, mas sua história vem do século 19, sendo o segundo curso de Engenharia no país, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e sua Escola de Minas – hoje, Universidade Federal de Ouro Preto -, em 12 de outubro de 1876.”
Texto Reproduzido do site de Ministério de Minas e Energia
https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/10-de-julho-dia-do-engenheiro-de-minas
Dia Mundial da Lei
“Comemoração foi criada nos Estados Unidos e hoje é comemorada em diversos países.
Hoje é comemorado o Dia Mundial da Lei, a data foi criada nos Estados Unidos, pelo ex-presidente Dwight D. Eisenhower, que instituiu o dia 1º de maio para comemorar a data no país, a partir de 1958. Anos depois diversos outros países passaram a lembrar da data, comemorando-a no dia 10 de julho com o objetivo de lembrar a importância do cumprimento das leis.
As leis são criadas pelo Poder Legislativo, que aqui no Brasil é divido em três segmentos: federal, estadual e municipal. Toda lei é apresentada, discutida, votada, aprovada e sancionada, mas só tem validade efetiva após a publicação Diário Oficial.”
Texto Reproduzido do site CIGA – Consórcio de Inovação na Gestão Pública
https://consorciociga.gov.br/dia-mundial-da-lei-voce-sabe-o-que-significa/
Dia da Saúde Ocular
“Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde, cerca de 2,2 bilhões de pessoas, no planeta, têm deficiência visual. Dessas, pelo menos 1 bilhão têm algum tipo de deficiência que poderia ter sido evitada ou que ainda não foi tratada. Pensando nisso, foi criado o Dia da Saúde Ocular – 10 de julho – cujo objetivo é alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares que, se não tratadas, podem levar à perda da visão.”
Texto Reproduzido do site da Casa Civil
https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2022/julho/saude-ocular-cuidados-com-olhos-podem-evitar-a-perda-da-visao
Dia da Pizza
“O Dia da Pizza é comemorado desde 1985. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.
A pizza, no formato que conhecemos hoje, surgiu no século XVI, quando os tomates, oriundos da América, foram introduzidos na culinária européia. Considerada alimento dos pobres do sul da Itália, era preparada com ingredientes baratos como alho, peixes e queijo. No começo do século XX, imigrantes italianos trouxeram para a América o disco mais delicioso das mesas brasileiras. Em 1905, surge a primeira pizzaria nos EUA: a Lombardi”s. No Brasil, diversos nomes são apontados por historiadores como os primeiros pizzaiolos, dentre eles o napolitano Carmino Corvino, que abriu sua Dom Carmenielo no bairro do Brás, em São Paulo.
Existe certa polêmica acerca da origem da pizza. Embora quase todos pensem que o prato é invenção italiana, registros históricos apontam os egípcios como pioneiros ao criarem uma massa à base de farinha com água. Babilônios, gregos e hebreus também assavam massas misturando farinha de trigo e água em fornos rústicos ou tijolos quentes. No entanto, foram os napolitanos os primeiros a acrescentar temperos como manjericão a um disco de massa assado.
Após aterrissar no Brasil, a pizza, alimento típico de cidades industrializadas, acompanhou as transformações pelas quais passou o país ao longo das décadas. À semelhança da miscigenação racial que caracteriza este país, as pizzas produzidas por aqui passaram a ser conhecidas pela incrível variedade de formatos e sabores que acompanham as características de cada região brasileira. Na Bahia, por exemplo, a Companhia da Pizza serve pizzas de rapadura. Em Curitiba, o Avenida Paulista Pizza Bar oferece a seus clientes uma versão coberta com farofa crocante, sorvete de creme e, até, pétalas de rosas. Em Manaus, ingredientes como tucumã e cupuaçu entram na composição, e em Porto Alegre não poderia faltar a pizza de picanha.
As cidades de Nova Iorque e São Paulo se destacam quando o assunto é pizza. Embora a origem desse alimento seja européia, os verdadeiros devoradores se encontram do outro lado do oceano.
Qual é a origem da típica expressão brasileira “tudo acabou em pizza”?
Reza a lenda que a origem remonta à década de 50, e envolve os diretores da Sociedade Esportiva Palmeiras, time criado pela colônia italiana paulistana. Certo dia, após calorosa discussão envolvendo os diretores do clube, todos acabaram indo parar em uma pizzaria no Brás. Muitos cálices de vinho e fatias de pizza depois, os envolvidos na briga acabaram por deixar a confusão para trás, sem maiores conseqüências. Provém daí o significado popular da expressão “acabar em pizza”: algo que parte do nada e não chega a lugar algum.
Texto Reproduzido do site PortoWeb
https://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=10&p_secao=15