Dia de Proteção às Florestas
“Comemorado no Brasil no dia 17 de julho, o Dia de Proteção às Florestas celebra a importância da preservação das matas nacionais e internacionais. Aproximadamente 20% das espécies do Planeta Terra vivem no Brasil, em especial na Floresta Amazônica, e estão constantemente ameaçadas pelo desmatamento.
As florestas são um bem inestimável para o meio ambiente e cumprem papel valioso no ecossistema, como fornecimento de água, alimentos e medicamentos, sequestro de carbono, regulação do clima e controle de erosões. Elas são fundamentais, ainda, para manutenção da biodiversidade, além de desempenharem funções sociais e econômicas importantes aos seres humanos. Florestas também podem contribuir com oportunidades de geração de emprego e renda.”
Texto Reproduzido do site do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA
https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/noticias/2023/ibama-celebra-o-dia-de-protecao-as-florestas-nesta-segunda-feira-17
Dia do Curupira
“Dia 17 de julho é o Dia de Proteção às Florestas e também o Dia do Curupira. O famoso personagem do folclore brasileiro é conhecido como o guardião das matas. É baixinho, tem os cabelos de fogo e os pés virados para trás.”
Texto Reproduzido do site Rádios EBC – Empresa Brasil de Comunicação
https://radios.ebc.com.br/mosaico/2023/07/conheca-lenda-do-curupira-o-protetor-das-florestas
Dia do Submarinista
“Voltando no tempo, mais precisamente, ao memorável 17 de julho de 1914, era criada a Flotilha de Submersíveis com a incorporação de três submarinos da classe “Foca” encomendados à Itália, no âmbito do Programa de Construção Naval de 1904. A estes pioneiros, eternizados no distintivo que nós, submarinistas, orgulhosamente carregamos no peito e na alma, sucederam-se o submarino “HUMAYTÁ” da classe BALILLA, os “TANGO” da classe “PERLA”, os “FLEET-TYPE” da classe HUMAITÁ, os “GUPPY” da classe GUANABARA, os “OBERON” da classe HUMAITÁ e os atuais IKL-209 da classe “TUPI” e o “TIKUNA”.
Em 1928, a Flotilha de Submersíveis passou a se chamar Flotilha de Submarinos, permanecendo com este nome até 1963, quando recebeu a atual denominação “Força de Submarinos”. Esta secular Organização Militar distinguiu-se não só pela operação de diferentes classes de submarinos, mas também pelo pleno domínio das atividades de escafandria, mergulho saturado, mergulho de combate, socorro e salvamento de submarinos sinistrados e medicina hiperbárica. Evidencia-se ainda pela notoriedade alcançada na formação e qualificação do seu pessoal, acumulando conhecimento e desenvolvendo capacidade própria de emprego da arma submarina.”
Texto Reproduzido do site do Ministério da Defesa da Marinha do Brasil
https://www.marinha.mil.br/content/104-anos-da-forca-de-submarinos
Dia Mundial do Emoji
“O Dia Mundial do Emoji (em inglês: World Emoji Day) é um feriado não oficial comemorado em 17 de julho. O dia é considerado uma “celebração global do emoji”. O dia é celebrado anualmente desde 2014, sendo que a NBC informou que o dia foi o principal item de tendência do Twitter em 17 de julho de 2015.
O Dia Mundial do Emoji é “uma criação de Jeremy Burge”, segundo a CNBC, que afirmou que o “fundador da Emojipédia, com sede em Londres, o criou” em 2014. O The New York Times informou que Burge criou isso em 17 de julho “com base na maneira como o emoji do calendário é mostrado nos iPhones”. No primeiro Dia Mundial do Emoji, Burge disse ao The Independent “que não havia planos formais” a não ser escolher a data. O The Washington Post sugeriu em 2018 que os leitores usem esse dia para “se comunicar apenas com emojis”. Em 2016, o Google alterou a aparência do caractere Unicode U+1F4C5 📅 CALENDAR para exibir 17 de julho nos produtos Android, Gmail, Hangouts e Chrome OS.”
Texto Reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_do_Emoji