Dia da Imigração Alemã no Brasil
“A imigração alemã no Brasil foi o movimento migratório ocorrido nos séculos XIX e XX de alemães para várias regiões do Brasil. As causas desse processo podem ser encontradas nos frequentes problemas sociais que ocorriam na Europa e a fartura de terras no Brasil. Em 1986, Born e Dickgiesser estimaram em 3 milhões e 600 mil o número de descendentes de alemães no Brasil. Segundo outra pesquisa, de 1999, do sociólogo, ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Simon Schwartzman, 3,6% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter ancestralidade alemã, percentual que, numa população de cerca de 200 milhões de brasileiros, representaria 7,2 milhões de descendentes. Em 2004, o Deutsche Welle citou o número de 5 milhões de brasileiros descendentes de alemães. Segundo pesquisa de 2016 publicada pelo IPEA, em um universo de 46 801 772 nomes de brasileiros analisados, 1 525 890 ou 3,3% deles tinham o único ou o último sobrenome de origem germânica.”
Texto Reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Imigração_alemã_no_Brasil
Dia do Colono
“Dia 25 de julho é um dia dedicado ao colono que escolheu como princípio de vida fazer brotar na terra o sustento de toda nação. Que espera a cada colheita que seu trabalho seja reconhecido. Que enfrenta frio e calor intenso na luta para produzir o pão de cada dia que vai para mesa de todo brasileiro.”
Texto Reproduzido do site da Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré do Sul
https://almirantetamandaredosul.rs.gov.br/noticias/595/1885/-25-de-julho-dia-do-colono-e-do-motorista
Dia do Escritor
“O Dia Nacional do Escritor foi instituído em 25 de julho de 1960, data da realização do I Festival do Escritor Brasileiro, uma iniciativa da União Brasileira de Escritores (UBE). À época, a UBE era presidida por Jorge Amado e João Peregrino Júnior, que propuseram a oficialização anual da data como celebração desses profissionais.
O objetivo de reservar no calendário oficial um Dia Nacional do Escritor é dar mais visibilidade ao trabalho desses homens e mulheres que se dedicam a narrar histórias, tecer universos poéticos, analisar o cotidiano, entreter e ensinar por meio da palavra escrita.
Aqui listamos alguns dos escritores brasileiros indispensáveis; Monteiro Lobato, José de Alencar, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Jorge Amado, Cecília Meireles, Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto, Graciliano Ramos, Mario Quintana, Guimarães Rosa e tantos outros escritores e escritoras muito talentosos.“
Texto Reproduzido do site do Ministério do Turismo
https://www.gov.br/turismo/pt-br/secretaria-especial-da-cultura/o-dia-nacional-do-escritor-e-celebrado-nesta-segunda-feira
Dia do Motorista
“O dia também é dedicado ao motorista que com muita dedicação e esforço transporta tudo o que é produzido, cortando estradas de Sul a Norte. Que fazem de seu caminhão a sua casa vivendo na estrada para tirar o seu sustento. Que se emociona na saída já ansioso pela chegada.”
Texto Reproduzido do site da Prefeitura de Almirante Tamandaré do Sul
https://almirantetamandaredosul.rs.gov.br/noticias/595/1885/-25-de-julho-dia-do-colono-e-do-motorista
Dia do Viajante
Dia Nacional de Tereza de Benguela e Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha
“A população negra no Brasil corresponde a maioria, mais precisamente 54%, segundo o IBGE. De acordo com a Associação de Mujeres Afro, na América Latina e no Caribe, 200 milhões de pessoas se identificam como afrodescendentes. Porém, tanto no Brasil quanto fora dele, essa parcela populacional também é a que mais sofre com a pobreza: três em cada quatro são pessoas negras, ainda segundo o IBGE.
Os dados sobre violência e desigualdade, de acordo com o Mapa da Violência, demonstram essa e outras realidades que atingem massivamente a população negra (com destaque no texto à condição da mulher negra). Em 1992, um grupo decidiu que era preciso se organizar de alguma forma para reverter esses dados e que uma solução só poderia surgir da própria união entre mulheres negras.
Assim, elas organizaram o primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas em Santo Domingo, na República Dominicana, onde levaram ao evento, discussões sobre os diversos problemas e alternativas de como resolvê-los. A partir desse encontro, nasceu a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas. A Rede, junto à Organização das Nações Unidas (ONU) lutou para o reconhecimento do dia 25 de julho como o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.
O 25 de julho não é apenas uma data de celebração, é uma data em que as mulheres negras, indígenas e de comunidades tradicionais refletem e fortalecem as organizações voltadas às mulheres negras e suas diversas lutas. No Brasil, em 2 de junho de 2014, foi instituído por meio da Lei nº 12.987, o dia 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, homenageando uma das principais mulheres, símbolo de resistência e importantíssima liderança na luta contra a escravização.”
Texto Reproduzido do site do Ministério da Cultura – Fundação Cultural Palmares
https://www.gov.br/palmares/pt-br/assuntos/noticias/25-de-julho-2013-dia-internacional-da-mulher-negra-latino-americana-e-caribenha
Dia Mundial de Prevenção do Afogamento
“O afogamento é uma das principais causas de morte em todo o mundo para crianças e jovens de 1 a 24 anos. Todos os anos, cerca de 236.000 pessoas morrem afogadas.
Mais de 90% dessas mortes ocorrem em países de baixa e média renda, com crianças menores de cinco anos em maior risco. Os óbitos estão frequentemente ligados a atividades cotidianas e rotineiras, como tomar banho, coletar água para uso doméstico, viajar sobre a água em barcos ou balsas e pescar. Os impactos de eventos climáticos sazonais ou extremos – incluindo monções – também são uma causa frequente de afogamento…
O objetivo das comemorações da data é aumentar a conscientização sobre a prevenção de afogamentos e celebrar ações e iniciativas que estão sendo tomadas por organizações de salvamento de vidas em todo o mundo.”
Texto Reproduzido do site da Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/qualquer-um-pode-se-afogar-ninguem-deveria-25-7-dia-mundial-de-prevencao-do-afogamento/