Dia de Levar suas Plantas para Passear
“O Dia de Levar Suas Plantas Para Passear foi criado por Thomas e Ruth Roy, um casal bastante orgulhoso das suas plantinhas.
A ideia deles era ajudar as pessoas a aprenderem a cuidar das suas plantas de interior. Um desses cuidados é mudá-las de local até entender qual é o mais indicado para cada tipo. Mas, não exagere nas mudanças, porque as plantas também ficam estressadas.”
Texto Reproduzido do site Calendarr
https://www.calendarr.com/brasil/dia-de-levar-suas-plantas-para-passear/
Dia do Motociclista
“A Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM), através de seu presidente Lucas Pimentel, decidiu em 1998 unificar as várias datas existentes no calendário nacional em torno do dia do motociclista. Dentre todas, existia uma que se destacava pela sua causa nobre e também por ser a mais antiga registrada. Esta fora criada em 1982, por iniciativa do então Deputado Alcides Franciscatto, por sugestão de Rogério Gonçalves, na época proprietário de uma concessionária em Sorocaba, em homenagem ao seu amigo, mecânico de motos e motociclista Marcus Bernardi, falecido em 27 de julho de 1974.
Depois disso, a data ganhou força e hoje é considerada como oficial entre amantes da atividade, motoclubes, empresas, entre outras entidades.”
Texto Reproduzido do site PortoWeb
https://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=29&p_secao=15
Dia do Pediatra
“No dia 27 de julho é comemorado, no Brasil, o Dia do Pediatra. A data foi escolhida por ter sido o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, em 1910.”
Texto Reproduzido do site da Secretaria de Saúde do Distrito Federal
https://www.saude.df.gov.br/web/guest/w/dia-do-pediatra-celebra-o-cuidado-infantil-e-a-dedicação-dos-profissionais
Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço
” Federação Internacional de Sociedades de Oncologia de Cabeça e Pescoço declarou 27 de julho como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço com o objetivo de chamar a atenção sobre cuidados e controle efetivos desse tipo de câncer – o sexto tipo mais comum, globalmente, mas que recebe menos de 2% de financiamento para pesquisa.
Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, seios paranasais, fossas nasais e glândulas salivares.
Anualmente, cerca de 700 mil novos casos são diagnosticados no mundo.”
Texto Reproduzido do site da Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/27-7-dia-mundial-de-conscientizacao-e-combate-ao-cancer-de-cabeca-e-pescoco/
Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho
“Acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte. Além disso, as doenças ocupacionais podem ser enquadradas nessa categoria.
Os acidentes podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção. Por isso, é fundamental o uso correto de equipamentos de segurança, a realização de exames médicos periódicos e a implantação do Plano de Prevenção de Riscos Ambientais, entre outros.
Para os profissionais de saúde, que salvam vidas, é ainda mais importante evitar os acidentes de trabalho. A conscientização dos profissionais e o esforço para aplicar medidas de segurança coletivas e individuais são as melhores medidas de prevenção.
A data comemorativa tem o objetivo de alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovam um ambiente seguro e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.
O marco tornou-se oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho. Em 27/7/1972, foram publicadas as portarias de nº 3236, que instituiu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, e a de nº 3237, que tornou obrigatórios os serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em todas as empresas com um ou mais trabalhadores.”
Texto Reproduzido do site da Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/27-7-dia-nacional-da-prevencao-de-acidentes-do-trabalho-4/