Dia do Biólogo
“A data relembra a regulamentação da profissão no Brasil, através da lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979. Biologia – do grego “biós” significa vida, e “logos”, conhecimento – tem em campos como anatomia, biofísica, bioquímica, botânica, fisiologia, ecologia, farmacologia, genética, imunologia, microbiologia, morfologia, parasitologia e zoologia suas principais áreas de estudo, sendo considerada campo específico da ciência desde 1802.
O biólogo é aquele que está envolvido diretamente com o estudo e a pesquisa das áreas de conhecimento da biologia. Além de estudar os organismos vivos, é função do biólogo pesquisar sobre a origem dos seres e suas funções, as espécies existentes, ou seja, analisar os seres em seus vários níveis de organização.”
Texto Reproduzido do site PortoWeb
https://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/pwdtcomemorativas/default.php?reg=26&p_secao=17
Dia do Guarda Civil
“O Dia do Guarda Civil é celebrado no Brasil em 03 de setembro desde o ano de 1966, quando foi instituído pelo então presidente Castelo Branco. A história da guarda civil no Brasil remonta à história do aparecimento das instituições de força policial em nosso país, uma das primeiras instituições policiais de que se tem notícia no Brasil é o Regimento de Cavalaria Regular da Capitania de Minas Gerais, criado em 09 de junho de 1775. Em 13 de maio de 1809, o rei Dom João VI, que já havia se estabelecido no Rio de Janeiro, criou a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia. Essa divisão constituiu o primeiro órgão realmente destinado à segurança pública, em sentido estrito.
A partir da fase republicana, os papeis das guardas municipais ficaram cada vez mais bem delineados, com estatutos e regimentos próprios.”
Texto Reproduzido do site da prefeitura de Goiana
https://goiana.pe.gov.br/2020/09/03/03-de-setembro-dia-do-guarda-civil/
Dia das Organizações Populares
“Celebrar essa data significa relembrar que a história brasileira foi marcada por importantes movimentos e lutas populares. Esses movimentos são agentes ativos da transformação da realidade social e constroem, a partir da luta por direitos e causas coletivas, propostas, ações coletivas, manifestações, além de promover maior participação popular no debate público.
Um exemplo dessa força foi, em 1985, o fim da ditadura militar, graças à pressão de organizações populares, que surgiram para combater o autoritarismo e a barbaridade de crimes praticados pelo regime. Claro que a manifestação popular sempre existiu, embora só tenha sido reconhecida legalmente no final da década de 1990 no país, com a criação da Lei 9.637/1998. Nesses 23 anos de mobilização, a luta popular segue crescendo, se organizando e se tornando cada vez maior. “
Texto Reproduzido do site do Instituto Guaicuy
https://guaicuy.org.br/dia-das-organizacoes-populares/