Aniversário da Emancipação de Alagoas
“A região onde hoje se encontra hoje o estado de Alagoas foi invadida por franceses no início do século XVI. Seria retomada pelos portugueses em 1535, sob o comando de Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco.
Ele organizou duas expedições e percorreu a região. Fundou alguns vilarejos, como o de Penedo. Foi responsável pelo incentivo ao plantio de cana-de-açúcar e a formação de engenhos.
Em 1630, os holandeses invadiram Pernambuco, chegando a ocupar Alagoas até 1645, quando os portugueses reconquistaram o controle da região.
Em 1706, Alagoas é elevada à condição de comarca. Quase 30 anos depois, em 1730 já tinha cerca de 50 engenhos e 10 freguesias.
A emancipação política do estado só aconteceu em 1817, quando a comarca foi elevada à condição de capitania.
Durante os anos seguintes, vários levantes contra os portugueses se sucederam em Alagoas.
Em meio crises políticas, em 11 de junho de 1891, a primeira Constituição do Estado foi assinada.
Alagoas também ficaria conhecida por ter sido lugar da maior revolta de escravos do país, no quilombo de Palmares, por volta de 1630. Sob a direção de Zumbi, Palmares chegou a ter população de 30 mil habitantes, distribuídos em várias aldeias, onde plantavam vários produtos da agricultura, além de conseguirem extrair um excedente que era comercializado com povoados vizinhos. O quilombo foi destruído em 1694.
Localizado na região Nordeste, Alagoas ocupa uma área de 27.848,140 km². Possui 102 municípios, fazendo limites com Pernambuco, Sergipe, Bahia e Oceano Atlântico.
Fonte: BRASIL. Ministério das Relações exteriores. Disponível em: <http://dc.itamaraty.gov.br/imagens-e-textos/revista4-mat13.pdf>. Acesso em: ago. 2017.”
Texto Reproduzido do site do IBGE
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/historico
Dia do Caminhoneiro
“A homenagem nacional ao Dia do Caminhoneiro é uma forma de valorizar cada quilômetro percorrido e cada carga entregue, enfatizando o papel vital que esses profissionais desempenham na sociedade e no abastecimento das cidades.”
Texto Reproduzido do site Próximo Feriado
https://www.proximoferiado.net/dias/dia-do-caminhoneiro
Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
“Em 16 de setembro é celebrado o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. O ozônio (O3) é o único gás que protege a Terra, filtrando as perigosas radiações solares ultravioletas do tipo B (UV-B).
Essas radiações são as que produzem queimaduras em nossa pele quando há uma exposição prolongada ao Sol, além de causarem danos à visão, envelhecimento precoce e desenvolvimento de câncer de pele. Plantas e animais também sofrem e podem morrer por causa da maior incidência desses raios.
Em 1928, a indústria descobriu como sintetizar o CFC (clorofluorcarbono), um gás que passou a ser utilizado em refrigeradores, geladeiras, pulverizadores, aparelhos de ar condicionado, sprays aerossóis, equipamentos contra incêndio e solventes, entre outros, trazendo enormes facilidades para a vida moderna.
Quase 50 anos depois (1974) descobriu-se que estes gases atuavam diretamente sobre o ozônio, transformando-o em outros compostos e deixando a Terra sem seu filtro de proteção. Isto se mostrou muito evidente quando, em 1985, se descobriu uma enorme zona da atmosfera onde a camada de ozônio quase não existia, o chamado buraco da camada de ozônio, no Pólo Sul. Foi por isso que, dois anos depois, a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) lançou o Protocolo de Montreal, tendo o apoio de diversas nações, inclusive o Brasil desde 1990. No acordo, os países assinantes se comprometem a acabar com o uso das substâncias que destroem a camada de ozônio.
Como resultado das ações realizadas no mundo todo, a camada de ozônio está se recuperando, embora os cientistas calculem que ainda serão necessários 50 anos para que a camada se recupere satisfatoriamente.”
Texto Reproduzido do site do governo do estado de São Paulo
https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/2020/09/16-de-setembro-dia-internacional-de-preservacao-da-camada-de-ozonio/
Dia Mundial da Limpeza
“O movimento teve início em 2008, na Estônia, quando cerca de 50 milhões de pessoas se uniram para limpar suas cidades, rios e comunidades. O país foi limpo em apenas cinco horas e a ação foi nomeada Lets do It (Vamos fazer isso!). Com a adesão crescente de outros países, o evento foi rebatizado com o nome Dia Mundial da Limpeza. No Brasil, mais de 1,2 mil cidades já registraram participação.“
Texto Reproduzido do site da Prefeitura de Guarulhos
https://www.guarulhos.sp.gov.br/lixozero/dia-mundial-da-limpeza
Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
“Desde o primeiro transplante de medula óssea realizado na década de 1950, mais de um milhão de pacientes receberam transplante de células-tronco do sangue para o tratamento de uma ampla variedade de cânceres e outras doenças sanguíneas e da medula.
Muitas vezes, o transplante usando células saudáveis de um doador ou unidade de sangue do cordão umbilical pode ser a única chance de cura. Quando não há doador adequado na família, um doador não relacionado, que viva em uma parte completamente diferente do mundo, pode ser a melhor combinação para o paciente.
A rede global de organizações da WMDA possibilita a cooperação e a troca global de informações cuja forte colaboração ajudou centenas de milhares de pacientes, mundialmente.
O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais da medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável.
É na medula óssea que se localizam as células-tronco hematopoiéticas, responsáveis pela geração de todo o sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). Essas são as células substituídas no transplante.”
Texto Reproduzido do site Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/obrigado-doador-17-9-dia-mundial-do-doador-de-medula-ossea/
Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose
“Em 16 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose. A data foi instituída pela Lei nº 12.629/2.012 e tem como principais objetivos aumentar a conscientização sobre a doença, reduzir o número de casos não diagnosticados, incrementar medidas para prevenção baseada em evidências, incentivar sistemas de cuidados de saúde de forma a criar estratégias para garantir “melhores práticas” para a prevenção, diagnóstico e tratamento e incrementar os recursos adequados para estas ações e o apoio à pesquisa para reduzir a carga da doença trombótica.
A trombose é caracterizada pelo desenvolvimento de um coágulo (trombo) dentro de um vaso sanguíneo. Isso causa o entupimento do vaso e dificulta o retorno venoso ao coração.
A doença acomete principalmente as veias das pernas (trombose venosa profunda) e pulmões (embolia pulmonar). O “peso” desses distúrbios é incalculável: milhões de vidas perdidas e bilhões de dólares gastos para tratar e cuidar dos indivíduos acometidos.”
Texto Reproduzido do site da Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/16-9-dia-nacional-de-combate-e-prevencao-a-trombose/