Dia da Extensão Rural e do Extensionista Rural
“Esta data surgiu para homenagear e reconhecer a importância destes profissionais da extensão rural na promoção do desenvolvimento de nosso país.
Extensionistas rurais proporcionam a aproximação entre pesquisadores, universidades, agências de extensão e a realidade rural brasileira.
Por meio de informação técnica e através das metodologias e ferramentas adequadas, ajudam os produtores na solução de problemas relacionados a agricultura e outras questões da área.
Na verdade, todo esse processo começa com um sistema de monitoramento de atividades, tais como: acompanhar as dinâmicas de mercado, levantar o histórico e o perfil da comunidade rural, identificar os programas socioeconômicos e ambientais para estimular o desenvolvimento.
Os extensionistas rurais são especialistas na realidade dos problemas sociais, culturais e econômicos das comunidades rurais, que compreendem a agricultura familiar e a produção sustentável de alimentos.
Por intermédio deles, transmitem conhecimentos técnicos e mostram cada vez mais as possibilidades de aproveitamento dos recursos naturais e dos saberes populares.”
Texto Reproduzido do site Próximo Feriado
https://www.proximoferiado.net/dias/dia-nacional-do-extensionista-rural
Dia do Madeireiro
“A indústria madeireira é um setor muito forte em países como o Brasil, a Malásia e a Indonésia, além de vários países do Leste Europeu.
No Brasil, existe certificação para a madeira que é plantada, cortada e processada legalmente. A legislação ambiental brasileira prevê condições de uso e os tipos de árvores que podem ser industrializados. A extração, o comércio e o processamento de madeira oriunda de matas nativas são considerados crimes ambientais.”
Texto Reproduzido do site Próximo Feriado
https://pt.wikipedia.org/wiki/Indústria_madeireira
Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres
“A data, instituída no Brasil através da Lei nº 11.489/2007, tem o objetivo de conscientizar, sensibilizar, envolver e mobilizar os homens sobre o importante papel que precisam desempenhar para colaborar com o fim da discriminação e da violência contra as mulheres.
A data foi escolhida em razão de um triste episódio: o Massacre de Montreal. No dia 6 de dezembro de 1989, na Escola Politécnica de Montreal, em Quebec, no Canadá, Marc Lépine, de 25 anos, armado com uma espingarda, atacou 28 pessoas, matando 14 mulheres e logo após cometeu suicídio. Antes de atirar contra as vítimas do sexo feminino, mandou que os 48 homens saíssem do recinto e deixou uma carta declarando que não aprovava a situação de mulheres estudando Engenharia, um curso tradicionalmente masculino.
O crime mobilizou a opinião pública, gerando amplo debate e dando origem a “Campanha do Laço Branco”, eleito como símbolo da luta dos homens pelo fim da violência de gênero e lema de jamais cometer um ato violento contra as mulheres e de não fechar os olhos diante dessa violência.”
Texto Reproduzido do site do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
https://portaltj.tjrj.jus.br/web/guest/noticias/noticia/-/visualizar-conteudo/5111210/47313550