Dia Mundial da Saúde
“O Dia Mundial da Saúde é celebrado desde 1950 com o objetivo de chamar a atenção para as prioridades específicas da saúde global. A data homenageia a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a primeira Assembleia Mundial da Saúde, em 1948…
…Nosso mundo é desigual. Em todo o planeta, alguns grupos não só têm acesso limitado a serviços de saúde de qualidade, mas também lutam para sobreviver com pouca renda diária, têm pior acesso a condições seguras de moradia e educação de qualidade, menos oportunidades de emprego que paguem um salário mínimo, pouco ou nenhum acesso a ambientes seguros, água e ar limpos e serviços de saúde e enfrentam insegurança alimentar. Os grupos que mais sofrem com essas desvantagens costumam ser aqueles que sofrem, também, discriminação de gênero e étnica. Essas condições podem levar a sofrimento desnecessário, doenças evitáveis e morte prematura.
Isso não é apenas injusto: é evitável!”
Texto Reproduzido do site Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/construindo-um-mundo-mais-justo-e-saudavel-07-4-dia-mundial-da-saude/
Dia Internacional para Reflexão do Genocídio de 1994 contra os Tutsi em Ruanda
“O genocídio de Ruanda, também conhecido como genocídio tútsi, foi um massacre em massa de pessoas dos grupos étnicos tútsis, tuás e de hútus moderados em Ruanda, que ocorreu entre 7 de abril e 15 de julho de 1994 durante a Guerra Civil de Ruanda.
O genocídio foi organizado por membros da elite política principal dos hútus, muitos dos quais ocupavam cargos nos níveis mais altos do governo nacional. A maioria dos historiadores concorda que um genocídio contra os tútsis havia sido planejado por pelo menos um ano. No entanto, o assassinato do presidente ruandês Juvénal Habyarimana em 6 de abril de 1994 criou um vácuo de poder e encerrou os acordos de paz. Os assassinatos genocidas começaram no dia seguinte quando soldados, policiais e milícias executaram líderes políticos e militares tútsis e hútus moderados.
A escala e a brutalidade do massacre causaram choque em todo o mundo, mas nações ocidentais como Bélgica, França, Estados Unidos e outros ignoraram o massacre. A maioria das vítimas foi morta em suas próprias aldeias ou cidades, muitas por seus vizinhos e companheiros de aldeia. Gangues hútus procuravam vítimas escondidas em igrejas e edifícios escolares. A milícia assassinou vítimas com facões e rifles.”
Texto Reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Genocídio_em_Ruanda
Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola
Para “Benjamim Horta, especialista em prevenção ao bullying, criador do Programa Escola Sem Bullying e diretor-geral da Abrace – Programas Preventivos:
“Muitas vezes o bullying pode ser confundido com outros comportamentos que acontecem na escola, tais como: conflitos e desentendimentos. Porém, o bullying é um comportamento repetitivo, agressivo e intencional. E nessa dinâmica, o estudante que a sofre apresenta dificuldades de se defender. Não é brincadeira, é um apelido negativo que expõe algo no outro”, ressalta ele, que é também filósofo, pedagogo e escritor.
Outra coisa que o especialista destaca é que o bullying raramente é provocado por uma só pessoa e sim como um fenômeno grupal. E que este é um problema que ninguém resolve sozinho. “É preciso recorrer a um adulto, um professor ou alguém que possa nos ajudar nessa intervenção”, esclarece o professor. “
Texto Reproduzido do site EBC – Rádios – Agência Brasil
Dia do Médico Legista
Dia do Jornalista