Dia do Canhoto
“Ainda que já não sejam tão estigmatizados pela sociedade quanto eram há alguns anos, os canhotos ainda sofrem com muita discriminação. É com o objetivo de chamar a atenção para essas atitudes que a data comemorativa foi instituída. Entretanto, a designação “internacional” representa muito mais uma intenção e um desejo do que uma realidade. A data é mais uma invenção dos britânicos em prol da “categoria”.
Como cerca de 90% da população é destra, os 10% restantes acabam enfrentando dificuldades diárias ao viverem em um mundo “direito”. Essa pequena porcentagem ainda contempla aqueles que utilizam as duas mãos para realizar tarefas cotidianas, além dos canhotos, que só conseguem escrever e fazer trabalhos manuais usando a mão esquerda. Enquanto em países como o Reino Unido é possível encontrar produtos feitos para canhotos, no Brasil esses objetos são praticamente inexistentes.
Essas dificuldades enfrentadas pelos canhotos começam ainda na infância, quando alguns pais ainda obrigam seus filhos a escrever com a mão direita. Entretanto, a medicina salienta a possibilidade de ocorrência de sérios problemas de aprendizagem para casos como esses, como dificuldades de escrita, que se torna mais lenta, até problemas para ler e se expressar. Até mesmo a rotina diária de um canhoto pode se mostrar uma tarefa complexa. O canhoto terá de aprender a mudar a marcha do carro com a mão direita, e não com a esquerda, que seria seu primeiro impulso. Em casos mais graves, acidentes de trabalho em função da necessidade de adaptação a máquinas e instrumentos originalmente projetados para destros. O uso do computador também fica prejudicado, já que os números e as setas direcionais do teclado do computador estão todas no lado direito. Até maçanetas são projetadas para destros.”
Texto Reproduzido do site PortoWeb
https://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/pwdtcomemorativas/default.php?reg=34&p_secao=16
Dia do Economista
“O Dia do Economista é comemorado anualmente em 13 de agosto, desde 1951, quando Getúlio Vargas sancionou a lei 1.441, que regulamentou a profissão. Conforme Agaciel Maia, no Brasil existem 70 mil economistas em atividade no país, “dos quais 3.370 estão no Distrito Federal, Inscritos no Corecon”.”
Texto Reproduzido do site da Câmara Legislativa do Distrito Federal
https://www.cl.df.gov.br/-/cldf-realiza-sessao-solene-em-homenagem-ao-dia-do-economista
Dia do Médico Psiquiatra
“O Dia do Médico Psiquiatra é comemorado em 13 de agosto em homenagem aos profissionais que se dedicam à luta contra a saúde mental.
Esse dia foi escolhido por conta da data de morte de Ladislau de Souza Mello, fundador da Psiquiatria brasileira.
Atualmente, os médicos psiquiatras lidam com as mais variadas situações, desde transtornos mentais leves até transtornos mentais graves, como depressão, bipolaridade e esquizofrenia.
A depressão, em particular, é o transtorno mental mais comum em nosso meio, afetando milhões no Brasil.
Um grande desafio dos médicos psiquiatras é desenvolver uma abordagem eficaz e personalizada para cada paciente, que pode incluir psicoterapia, medicamentos ou ambos.
Além disso, é importante que eles estejam atentos às modernas terapias disponíveis e ao impacto da mídia, pois estes podem ter um grande impacto na saúde mental dos pacientes.
É também um lembrete importante da importância da responsabilidade social dos médicos psiquiatras, que devem oferecer tratamento individual e equilibrado para seus pacientes.”
Texto Reproduzido do site Próximo Feriado
https://www.proximoferiado.net/dias/dia-do-medico-psiquiatra