Domingo de Ramos
“Domingo de Ramos é uma festa móvel cristã celebrada no domingo anterior à Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos (Marcos 11:1–10, Mateus 21:1–11, Lucas 19:28–44 e João 12:12–19). Diz a tradição que Jesus teria entrado pela porta dourada de Jerusalém. Na liturgia romana, este dia é denominado de “Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor”. A liturgia católica ainda denomina a festa de diversas formas, como: “Páscoa Florida”, em contraste com a Páscoa enquanto tal que é “frutífera” e Pascha competentium ou Pascha petitum, pois era durante essa festa que “aqueles que pedem” o Batismo são apresentados.
Na Igreja Católica (e em algumas denominações protestantes), o Domingo de Ramos é conhecido pela distribuição de folhas de palmeiras, oliveiras ou salgueiros para os fiéis reunidos na igreja. Em lugares onde é difícil consegui-las por causa do clima, ramos de diversas árvores são utilizados.”
Texto reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Domingo_de_Ramos
Dia Mundial de Combate à Tuberculose
“A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.
Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.
O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.
Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza e má distribuição de renda, a AIDS, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional.
Sinais e sintomas mais frequentes:
– tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;
– cansaço excessivo e prostração;
– febre baixa geralmente no período da tarde;
– suor noturno;
– falta de apetite;
– emagrecimento acentuado;
– rouquidão.
Alguns pacientes, entretanto, não exibem nenhum indício da doença, enquanto outros apresentam sintomas aparentemente simples, que não são percebidos durante alguns meses. Pode ser confundida com uma gripe, por exemplo, e evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas. A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.
Prevenção e tratamento:
A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.
Fontes:
Assistência Multidisciplinar de Saúde
Ministério da Saúde
Confira aqui bibliografia selecionada em português!”
Texto reproduzido do site gov.br – Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/24-3-dia-mundial-de-combate-a-tuberculose/
Dia Internacional para o Direito à Verdade para as Vítimas de Graves Violações dos Direitos Humanos
“A Assembleia Geral das Nações Unidas proclama o dia 24 de março como o Dia Internacional do Direito à Verdade sobre as Violações dos Direitos Humanos e pela Dignidade das Vítimas.
Nessa data, em 1980, o arcebispo católico salvadorenho Óscar Romero, um fervoroso defensor da causa dos Direitos humanos em seu país, foi assassinado.
Direito
O direito à verdade é frequentemente invocado no contexto de violações graves dos direitos humanos e de violações graves do direito humanitário. As vítimas e os parentes das vítimas de execuções sumárias, desaparecimentos forçados, desaparecimentos, sequestros de crianças ou tortura exigem saber o que aconteceu. O direito à verdade implica ter conhecimento total e completo dos atos ocorridos, das pessoas que participaram deles e das circunstâncias específicas, em especial as violações perpetradas e sua motivação.
Dia Internacional
Todo dia 24 de março celebramos o Dia Internacional do Direito à Verdade sobre as Violações Graves dos Direitos Humanos e da Dignidade das Vítimas.
Com esse Dia Internacional, prestamos homenagem todos os anos à memória do Monsenhor Óscar Arnulfo Romero, assassinado em 24 de março de 1980. Monsenhor Romero denunciou ativamente as violações dos direitos humanos contra as pessoas mais vulneráveis em El Salvador.
Objetivos
O objetivo do Dia é:
– Promover a memória das vítimas de violações graves e sistemáticas dos direitos humanos e a importância do direito à verdade e à justiça;
– Prestar homenagem àqueles que dedicaram suas vidas à luta para promover e proteger os direitos humanos para todos e àqueles que perderam suas vidas em seus esforços;
– Reconhecer, em particular, o importante trabalho e os valores do Monsenhor salvadorenho Óscar Arnulfo Romero, promotor e defensor dos direitos humanos em seu país. Seu trabalho foi reconhecido internacionalmente graças às suas mensagens, nas quais denunciava as violações dos direitos humanos das populações mais vulneráveis no contexto dos conflitos armados. Como humanista e defensor da dignidade humana, seus constantes apelos ao diálogo e sua oposição a todas as formas de violência para evitar confrontos armados custaram-lhe a vida em 24 de março de 1980.
— Organização das Nações Unidas“
Texto reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_do_Direito_à_Verdade_sobre_as_Violações_dos_Direitos_Humanos_e_pela_Dignidade_das_Vítimas