“Nós não estamos falando, como foi dito à época por alguns, de uma gripezinha. Estamos falando de uma pandemia mundial na qual mais 700 mil brasileiros morreram. O Brasil foi o segundo país em números absolutos de mortes. O primeiro foi Estados Unidos. Lá, como aqui, houve negacionismo governamental no combate à covid”, estas foram as falas do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, durante o julgamento que suspendeu a Lei Municipal 13.691/2022 de Uberlândia, que impedia a vacinação compulsória e proibia sanções contra quem não se vacinou em 2022.
Segundo informações do repórter André Richter, da Agência Brasil, “O ministro também relembrou as mensagens de desinformação que foram difundidas pelas redes sociais contra a vacina, como publicações que diziam que quem toma vacina “vira jacaré” e que a pandemia era uma conspiração chinesa para o Brasil virar um país comunista.
“Tudo isso que hoje parece risível foi trazido para que as pessoas não se vacinassem”, completou.”
Por decisão monocrática, a Lei municipal havia sido suspensa pelo ministro Luís Roberto Barros em abril de 2022 e precisava ser referendada pelo plenário.
Post com informações de:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2024-11/stf-derruba-lei-que-proibia-vacinacao-compulsoria-contra-covid