Conforme publicado no site da Assembleia Legislativa de Goias, “Médicos e nutricionistas costumam recomendar que alguns alimentos que ajudam a proteger a próstata sejam incorporados na dieta dos pacientes, tais como: alimentos ricos em ômega-3 contidos especialmente entre peixes como salmão, sardinha, atum e truta; tomates e outros frutos vermelhos ricos em licopeno; brócolis; chá verde; castanha do Pará.
Uma diversidade de pesquisas comprova que a saúde não está relacionada somente à genética, mas principalmente às escolhas e hábitos de vida, associados ao acompanhamento preventivo. Dentre os critérios que podem estar associados à melhor qualidade de vida, podem ser citados: atividade física regular, peso corporal adequado, alimentação balanceada, eliminar bebida alcoólica, eliminar fumo, drogas e reduzir o estresse diário. Estudos comprovam que os homens mais cuidadosos têm maior expectativa de vida, especialmente por conseguirem detectar precocemente as doenças.
Com vistas a quebrar tabus e enfrentar o preconceito, outra atitude necessária que todos os homens podem adotar é o autocuidado. O “sexo forte” como é conhecido, pode encontrar coragem para romper ciclos de negligência, praticando o autocuidado e demonstrando responsabilidade consigo mesmo, desde questões mais básicas, como o acompanhamento médico periódico, por exemplo.”
Marque uma consulta com um médico e faça o seu check-up periodicamente. Prevenir é hoje, amanhã e sempre será a melhor opção. Nada substitui a sua consulta médica.