A chamada pode ser alarmante, mas na verdade é mais para chamar a sua atenção para algo que ocorre cada dia mais. Pessoas de má índole se aproveitam de um momento de distração e até mesmo da nossa boa-fé para tentar captar nossos dados e até documentos. Por isso separei algumas dicas para se precaver destes golpes:
- Verifique se o nome do perfil da rede social realmente é da empresa ou pessoa que você quer contactar. Por exemplo: no Facebook, Instagram, TikTok, X e Kwai o meu perfil é “clicjefferson”. Qualquer um diferente desta grafia nestas redes sociais é falso. Então prestem atenção porque o perfil fake tenta um nome bem semelhante ao original. Vou dar um exemplo. O fake colocaria clicjeffferson, com 3 f ou clickjefferson… E aí vai. A criatividade deles é fértil. Este foi apenas um exemplo.
- Muitas pessoas relatam que já receberam ligações dos seus próprios números. Se isto acontecer, nem atenda! Fora os números semelhantes. Se o número não é igual ao da empresa que você conhece ou se gerar qualquer dúvida, faça você a ligação. Mande você a mensagem para o número que você sabe que é o correto.
- O mesmo acontece com os sites. Os fakes registram nomes semelhantes, com a troca de uma letra ou extensão diferente. Por exemplo: o meu endereço é jeffersonricardo.net . Podem registrar jeffersonricardo.net.br (este não é meu!).
- Tirando os exemplos acima tem os casos mais graves. Quando os perfis e sites são hackeados, geralmente, quando isso acontece as páginas apresentam fotos de venda de produtos, ou imagens que nada se assemelham ao nicho do perfil, ou seja, o site é sobre carro e começa a mostrar foto de móveis. Desconfie sempre de páginas que vendem produtos à vista, somente via Pix ou que dão um desconto muito anormal. Exemplo: uma cadeira que custa por volta de R$ 1.000,00, se você pagar à vista levará por R$ 300,00. Isto acontece muito perto de Black Friday. Quando este tipo de ataque acontece, as empresas tentam avisar aos seus clientes por seus perfis oficiais e, se isto acontecer em uma rede social, os clientes são avisado no site da empresa.